Cabo Frio: Estação de Trem do Jacaré pode se tornar supermercado e causa revolta na cidade

Estação Ferroviária do Jacaré pode virar supermercado e gera indignação em Cabo Frio — RC24H

“`html

A histórica Estação do bairro Jacaré em Cabo Frio pode ser transformada em supermercado

A Estação Ferroviária do bairro Jacaré, localizada em , está enfrentando a possibilidade de se tornar um supermercado. Essa informação foi trazida à tona pelo professor e gestor ambiental Acioli Júnior. O edifício, inaugurado em 1937 e que serviu até 1968 como um dos terminais da Estrada de Ferro Maricá, mantém sua estrutura preservada, mas segundo o relato feito em uma publicação recente, não possui o tombamento necessário por parte das autoridades competentes.

Acioli também mencionou que o imóvel está à venda desde 2019, embora não haja confirmações definitivas sobre a locação ou venda para alguma rede de supermercados. O que se sabe é que essa denúncia suscitou um grande debate nas redes sociais. O ativista ambiental Lucas Müller, que reside na cidade, informou que o Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural (CMUPAC) está acompanhando a situação e que já enviou um pedido de tombamento ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) no meio deste ano.

De acordo com Lucas, o prédio conta com um decreto municipal que o protege e está listado no inventário do Inepac, embora ainda “falta o tombamento definitivo”.

Além da Estação do Jacaré, abriga outras duas estações ferroviárias de relevância histórica: a Estação Telegráfica do Fonseca, atualmente habitada por uma família, e a Estação Ferroviária de Campos Novos, que está situada em uma área restrita da Marinha. Segundo Acioli, a Estação do Jacaré foi a principal da cidade e é considerada a mais bela entre as edificações da Estrada de Ferro Maricá.


Atualmente, um morador reside no local há muitos anos e tem se dedicado à conservação do imóvel, mantendo as cores originais da construção. Segundo a Câmara Municipal de , um Projeto de Lei (PL) sobre o tombamento do prédio foi apresentado pelo vereador Davi Souza (PP) e sua colocação em pauta foi reconhecida com urgência pelo presidente Miguel Alencar (União). A expectativa é que este protocolo ajude no aceleramento do processo de tombamento.

Nas discussões nas redes sociais, Davi enfatizou que o principal objetivo do Projeto de Lei (PL) é preservar o imóvel “intacto como parte viva da nossa história”. Entretanto, mesmo com essa iniciativa, o tombamento da estação de trem continua sendo uma responsabilidade do poder executivo, conforme determina a Lei Federal nº 25/1937, que regula o tombamento de bens com valor histórico e cultural no Brasil.

Estação Ferroviária do Jacaré em Cabo Frio preservada

Conforme declarado por Lucas Müller, a estação já detém um reconhecimento de valor histórico. Ela está incluída no inventário do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), apesar de não ter sido desapropriada. Müller também ressaltou que o pedido para o tombamento foi formalmente realizado e está em processo de análise.

Em meio a essa situação, o Portal RC24h buscou esclarecimentos junto à prefeitura para compreender mais sobre o processo de venda e obter uma posição do município acerca desta problemática. A instituição ainda aguarda uma resposta sobre o caso.

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]