Cabo Frio: Enel reconhece 369 furtos e fraudes de energia na cidade

Energia legal da Enel identificou 369 furtos e fraudes em Cabo Frio

“`html

Combate ao Furto de Energia em Cabo Frio

O furto de energia, além de ser considerado crime, acarreta uma série de problemas, desde a interrupção no fornecimento até riscos de acidentes, impactando, inclusive, o valor das tarifas para os consumidores. Neste contexto, a Enel Distribuição Rio implementou o projeto denominado Energia Legal, que visa identificar e coibir práticas irregulares relacionadas ao consumo de energia elétrica.

Na semana passada, em uma ação realizada em Unamar, no distrito de , na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, foram detectadas 369 irregularidades na medição de energia em diversas unidades, abrangendo tanto residências quanto estabelecimentos comerciais.

Das 369 inconsistências encontradas, 326 foram localizadas em domicílios, enquanto 43 diziam respeito a estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes. A iniciativa Enel Energia Legal, que já se encontra em sua 78ª edição, registrou aproximadamente 28,9 mil casos de furtos e fraudes no fornecimento de energia desde o seu lançamento, em novembro de 2019. A maior parte das irregularidades, somando 92%, ocorreu em residências, com apenas 8% relacionadas a comércios, em uma abrangência de 29 cidades.

De acordo com Irapuã Prates, responsável pela área de Operações de Perdas da Enel Rio, a integração dos diversos setores da empresa tem gerado resultados positivos no enfrentamento do furto de energia. “Com a redução dessas ocorrências em nossa área de concessão, não apenas melhoramos os resultados operacionais, mas também proporcionamos vantagens tanto para a companhia quanto para os consumidores”, disse Prates.

É importante ressaltar que realizar ligações elétricas de forma irregular é crime, com penas que variam de um a quatro anos de prisão, além da obrigação de ressarcir o total do consumo no período em que ocorreu a irregularidade. Essa prática prejudica a qualidade do serviço oferecido e impacta todos os clientes da concessionária, podendo levar a um aumento no número de interrupções no fornecimento de energia elétrica. Como resultado, a Enel Rio estima que, na ausência de furtos de energia, as tarifas cobradas dos consumidores poderiam ter uma redução de até 5%.

Pessoas que praticam o chamado “gato” não somente cometem um ato ilícito, mas também colocam em risco sua própria vida e a segurança da comunidade ao tentar manipular as instalações elétricas. Aqueles que realizam essas intervenções sem qualificação adequada podem se expor a choques elétricos e a acidentes graves, que podem até ser fatais. Para denunciar irregularidades relacionadas ao furto de energia, a população pode utilizar o aplicativo da Enel Rio ou entrar em contato com a Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 280 0120, sem necessidade de se identificar.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio é responsável por atender 66 municípios no estado do Rio de Janeiro, cobrindo uma área de 73% do território fluminense, o que corresponde a cerca de 32.188 km². A companhia atende aproximadamente 3 milhões de clientes, com uma concentração significativa na Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo, além das cidades de Itaboraí e Magé.

Essas ações de combate ao furto de energia são de extrema importância, já que contribuem não apenas para a melhoria dos serviços prestados pela Enel, mas também para a segurança e bem-estar da comunidade em geral.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]