“`html
A Black Friday chega a Cabo Frio com grandes expectativas
A tão aguardada Black Friday chegou, trazendo com ela uma onda de entusiasmo entre os comerciantes de Cabo Frio. Os lojistas esperam um aumento nas vendas, com descontos que podem chegar até 70%. O comércio local está animado com a possibilidade de atrair novos clientes e incrementar seus lucros em um dos dias mais movimentados do ano.
Na tarde da quinta-feira (28), véspera da Black Friday, o centro da cidade já demonstrava um intenso movimento. O fluxo de consumidores era especialmente notável, com uma alta procura por roupas e eletrônicos se destacando nas lojas. O “Esquenta Black” teve o efeito desejado de criar expectativa para a grande data comercial.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, o perfil dos consumidores de Cabo Frio reflete uma tendência nacional mais ampla. Itens como roupas, celulares, produtos de decoração e perfumes estão entre os mais buscados pelos brasileiros nesta Black Friday de 2024. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo estima que a data movimentará mais de R$ 5,22 bilhões em todo o Brasil.
Nessa atmosfera, a gerente da loja de vestuário e acessórios Anita, Sasha, destacou que é esperado um aumento significativo no número de clientes nesta sexta-feira, atraídos pelas oportunidades de descontos disponíveis nas araras da loja. O objetivo é conquistar novos consumidores além dos habituais que já frequentam o local.
Na Épou Store, especializada em eletrônicos, o vendedor Arthur mencionou que uma das premissas da campanha foi a oferta de uma “Black Friday real”, sem as comuns práticas de aumentar os preços antes para depois aplicar os descontos, fenômeno que tem sido discutido por muitos consumidores.
O que é conhecido popularmente como “Black Fraude” também foi um tema recorrente nas conversas nas ruas de Cabo Frio. Vários fregueses relataram que, durante o mês anterior, os preços de alguns produtos foram elevados para que, no dia da Black Friday, os valores fossem reduzidos novamente, uma prática que configura propaganda enganosa e é tipificada como criminosa segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC) no Brasil.
As empresas que utilizam desse método podem enfrentar penalizações, pois o CDC estipula que as promoções devem ser claras e corresponder aos preços efetivamente praticados. A fiscalização dessas práticas é realizada por órgãos competentes como os PROCONs, que atuam na identificação de irregularidades durante este período promocional.
Além da dinamicidade típica da Black Friday, um outro fator que pode contribuir para o aumento das vendas é o pagamento da primeira parcela do 13º salário, que deve ser feito até esta sexta-feira para trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas. Um exemplo disso é Érica Leão, que aguardou por um ano inteiro para aproveitar as promoções e adquirir o tão desejado videogame para seu filho, Eduardo, que está ansioso pelo presente.
É esperado que o pagamento do décimo-terceiro salário injete na economia brasileira mais de R$ 321 bilhões, o que representa cerca de 3% do PIB, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Aproximadamente 90 milhões de pessoas serão beneficiadas com essa ação, incluindo tanto trabalhadores formais quanto aposentados e pensionistas, que juntos representam cerca de 60% da força de trabalho do país.
A expectativa é alta e a movimentação nas lojas revela que a Black Friday tem potencial para trazer um impacto significativo no comércio de Cabo Frio. Sem dúvida, as próximas horas serão decisivas para os consumidores e para os lojistas em busca de bons negócios e um ano comercial mais promissor.
“`