Brasil implementa plano de preservação e aproveitamento sustentável dos manguezais

manguezais mulheres na conservação

O Brasil lançou o Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais do Brasil – ProManguezal, reconhecendo a importância desses ecossistemas para a biodiversidade e o clima. O país abriga a segunda maior área de manguezais do mundo, com 700 mil hectares apenas na região amazônica. O programa é considerado um marco nas políticas públicas de conservação ambiental no Brasil.

Os manguezais são ecossistemas essenciais para o planeta, atuando como berçários da vida marinha. Além disso, possuem valor ambiental, social, econômico e cultural para as comunidades costeiras. Estudos já mensuraram esses valores e mostraram a importância dos manguezais para a sobrevivência de mais de 500 mil famílias que dependem diretamente dos recursos desses ecossistemas.

Representantes das comunidades costeiras tiveram participação direta na elaboração do ProManguezal, por meio de oficinas de escuta. O programa é fruto de um processo de mais de uma década de trabalho conjunto, envolvendo especialistas, governo, terceiro setor e outros parceiros.

O ProManguezal dá continuidade a iniciativas anteriores, como o Projeto GEF Mangue e o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossistema Manguezal. Essas iniciativas já trabalharam em parceria com comunidades tradicionais e instituições como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Um dos principais destaques dos manguezais é seu papel na absorção de carbono. Esses ecossistemas são conhecidos como “carbono azul” por serem os que mais estocam carbono na natureza. Um hectare de manguezal no Brasil pode armazenar entre duas e quatro vezes mais carbono do que um mesmo hectare de outro bioma, incluindo a floresta amazônica. Estimativas globais indicam que os manguezais podem sequestrar quase 1 bilhão de toneladas de carbono por ano.

Além de sua importância ambiental, os manguezais também são fundamentais para a pesca e fonte de renda para muitas famílias que dependem desses recursos para sua sobrevivência. No Brasil, unidades de conservação abrangem 90% dos manguezais, mostrando o compromisso do país em garantir a conservação e o uso sustentável desses ecossistemas.

O Brasil pode se tornar um exemplo global ao aliar a conservação dos manguezais à sustentabilidade social e econômica. O país está caminhando para se tornar signatário da iniciativa Mangrove Breakthrough, idealizada pela Aliança Global pelos Manguezais e UN-Climate Change High-Level Champions.

Com o lançamento do ProManguezal, o Brasil reforça seu compromisso em preservar e utilizar de forma sustentável os manguezais, garantindo a proteção da biodiversidade e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas. A participação das comunidades costeiras na elaboração do programa demonstra a importância do diálogo e do envolvimento de todos os setores da sociedade na conservação ambiental.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]