Comer cenoura 3 vezes por semana traz benefícios à saúde
Desembalar menos e descascar mais. Esse conselho simples é muito eficiente para quem quer manter a saúde em dia: saem os alimentos processados, entram frutas, legumes e ingredientes naturais na nossa dieta. Mais uma vez, cientistas mostram que essa é uma boa escolha, dessa vez mostrando os benefícios de se comer cenoura pelo menos três vezes por semana.
A cenoura é rica em carotenoides, fitonutrientes responsáveis pelos pigmentos vermelho, laranja e amarelo em muitas frutas e vegetais. Segundo um estudo recente, refeições e lanches com cenoura três vezes por semana aumentaram os índices de carotenoides na pele. Esses números aumentaram ainda mais quando a ingestão foi combinada com um multivitamínico contendo betacaroteno.
Níveis mais altos de carotenoides da pele estão ligados a uma maior proteção antioxidante e a um menor risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Este marcador também reflete uma melhor saúde da pele e função imunológica.
“Estudos anteriores demonstraram que os níveis de carotenoides na pele podem ser aumentados consumindo três vezes a porção recomendada de frutas e vegetais todos os dias durante três semanas”, disse Mary Harper Simmons, estudante de mestrado em nutrição na Universidade Samford.
“Nossas descobertas sugerem que incorporar cenouras como lanche pode aumentar significativamente o acúmulo de carotenoides na pele”, conclui a pesquisadora, que apresentou suas descobertas na reunião anual da Sociedade Americana de Nutrição, realizada de 29 de junho a 2 de julho em Chicago.
Para o estudo, os pesquisadores designaram aleatoriamente 60 jovens adultos e os dividiram em diferentes grupos por quatro semanas. Um grupo lanchava fatias de maçã, outro grupo recebia 100 gramas de mini cenouras (cerca de 1/2 xícara), outro grupo um suplemento multivitamínico contendo betacaroteno e um quarto grupo uma combinação de cenouras baby e o suplemento.
Antes e depois da intervenção, eles mediram a quantidade de carotenoides na pele dos participantes do estudo. Os resultados mostraram que, em comparação com seus níveis basais, as pontuações de carotenoides da pele aumentaram significativamente em 10,8% no grupo que recebeu as cenouras baby e em 21,6% no grupo que recebeu as cenouras e o suplemento. Os níveis de carotenoides da pele permaneceram inalterados no grupo da maçã e naqueles que receberam apenas o suplemento multivitamínico.
“Descobrimos que a combinação de cenouras baby e um suplemento multivitamínico que contém betacaroteno pode ter um efeito interativo no acúmulo de carotenoides na pele”, disse Simmons. “Para obter um efeito benéfico, as pessoas devem escolher um multivitamínico que contenha betacaroteno e lembrar de comer cenouras baby pelo menos três vezes por semana”.
Como o acúmulo de carotenoides não foi aumentado apenas pela suplementação multivitamínica, pode haver diferenças na forma como os carotenoides são absorvidos, dependendo se são provenientes de alimentos ou suplementos.
Os pesquisadores gostariam de explorar o mecanismo por trás dessas descobertas e estudar os efeitos de outros alimentos ricos em carotenoides, como batata-doce ou vegetais de folhas verdes. Por isso, a equipe ressalta que estes são resultados preliminares, que precisam ser revisados por pares antes da publicação de um artigo científico.
Fonte: Guia Região dos Lagos