Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde
Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza têm contato direto com a pele de quem faz a limpeza e podem entrar em contato com bebês e crianças por serem aplicados em lugares de convivência. Por isso, é importante saber como são feitos e de preferência optar pelas opções ecológicas.
A principal diferença entre produtos convencionais e ecológicos é que os ecológicos são à base de ingredientes 100% vegetais, veganos, biodegradáveis e hipoalergênicos. Enquanto os convencionais podem conter ingredientes como amônia, derivados de petróleo, parabenos, formaldeídos, fragrâncias e corantes artificiais.
Algumas dessas substâncias são potenciais causadoras de alergia em adultos, crianças e animais, que somente um profissional de saúde qualificado, como um médico ou dermatologista, tem o conhecimento e a capacidade de diagnosticar de forma precisa.
Esmirna Corrêa, moradora do bairro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, que mudou de produtos convencionais para ecológicos, percebeu benefícios para a saúde da filha mais nova e de seus três gatos. “Todos aqui em casa foram beneficiados a partir do uso de produtos de limpeza ecológicos. Minha filha parou de ter crises alérgicas e irritações pelo corpo quando passei a usar o lava-roupas ecológico da positiv.a. Os meus três gatos não tiveram irritações e alergias, porque para limpar a casa substitui os produtos convencionais pelos sustentáveis”, diz.
A troca por produtos sustentáveis também refletiu no orçamento da família. “Consigo economizar mais, porque reduzi a frequência de compra de lava-roupas, por exemplo. Percebi que os produtos ecológicos duram mais que os produtos convencionais”, comenta.
Em relação aos valores, enquanto o lava-roupas líquido ecológico da positiv.a de 1 litro tem rendimento de até 10 lavagens e custa R$ 17,99, na compra recorrente, a opção de uma marca tradicional de 900 ml, custa R$ 17,90 na opção refil e tem rendimento de até 09 lavagens.
Tatiane Farias, moradora de Guarulhos, é cliente da marca ecológica há 8 anos e iniciou a transição para os produtos ecológicos em 2018, quando começou a desconfiar que o filho era uma criança dentro do espectro do autismo. “As causas do autismo ainda são questão de estudo. Eu tentei entender o que poderia afetar o nosso desenvolvimento neurológico, foi quando cheguei a alguns estudos sobre o uso de produtos convencionais. Nesse momento, decidi fazer a troca para os ecológicos. Na época, também li um relato de uma mãe que falava justamente sobre isso, ela optava por produtos naturais por não afetarem nossos neurotransmissores e não causarem alergias. Como também sempre fui uma pessoa bastante alérgica, acabou casando as necessidades”, complementa.
Comparando os valores, Tatiane chegou a conclusão de que com o ecológico economiza por não precisar de produtos complementares para a limpeza. “Se você calcular, o produto natural sai mais barato, porque hoje, por exemplo, usamos o lava-roupas líquido, o preço dele é praticamente o mesmo do supermercado ou ainda mais barato comparando com outras marcas, mas se a gente utiliza um produto que não necessita de outro para complementar a limpeza, como o amaciante, fica mais em conta. Se eu somar o custo do amaciante por lavagem, o convencional acaba saindo ainda mais caro”, ressalta.
Segundo Marcella Zambardino, Diretora de Impacto e sócia fundadora da positiv.a, os preços dos produtos ecológicos eram a única barreira que distanciava os consumidores dos produtos de limpeza que evitam alergias e não fazem mal às pessoas, aos animais ou à natureza. “Uma vez que os preços dos produtos ecológicos são equivalentes ou menores que os convencionais, mesmo com os benefícios dos produtos ecológicos, rompemos essa barreira. Por isso, compramos uma fábrica e democratizamos o acesso aos nossos produtos. Cerca de 62% dos nossos produtos já têm preço igual ou menor que os convencionais”, explica Marcella.
Atualmente, a empresa produz 1,2 milhão de unidades ao ano, após a reforma da fábrica na qual a empresa está investindo, esse número deve aumentar. Desde a criação, a positiv.a já vendeu 1,5 milhão de unidades no e-commerce e 950 mil itens no varejo físico. A empresa estima aumentar sua participação de mercado e estar presente em 20% dos lares brasileiros até 2030.