Árvores nas cidades: 8 motivos para plantá-las e seus benefícios para a saúde e o meio ambiente
Mesmo no meio da cidade, temos a oportunidade de viver entre árvores. As árvores urbanas podem estar solitárias em uma calçada ou formar áreas verdes cheias de vida em parques e praças. Escolas, condomínios, canteiros, quintais e jardins de casas e empresas podem ter uma ou muitas árvores. Existem até pomares urbanos e árvores frutíferas espalhadas por aí, dando para a gente a chance deliciosa de colher e comer uma fruta do pé. Que tal plantar árvores onde você vive?
Ter árvores no nosso caminho, na nossa vizinhança e na nossa casa ajuda a manter a saúde física e mental em dia. Quer saber por quê? Confira abaixo todos os benefícios que as árvores trazem para a vida nas cidades!
1. Saúde e bem-estar
Estudos comprovaram que as pessoas se exercitam mais e se sentem melhor perto das árvores. O acesso a espaços verdes alivia o estresse, estabiliza a pressão arterial, alivia a ansiedade e a depressão e incentiva um estilo de vida mais ativo. As áreas verdes são um convite a um passeio, caminhada ou corrida e fortalecem a laços comunitários, já que se tornam um ponto de encontro da vizinhança.
2. Menos calor e mais resistência às mudanças climáticas
Para combater as ilhas de calor urbanas, plantar e conservar árvores e vegetação é uma solução natural. Isso porque as copas das árvores saudáveis garantem sombra e podem baixar as temperaturas em até 7ºC. Caminhar em áreas sombreadas faz toda a diferença, não? Além disso, onde existem árvores existe também o solo permeável onde elas estão plantadas, e essa capacidade de absorção de água é fundamental para evitar enchentes e deslizamentos.
3. Mais árvores, mais água
As árvores funcionam como guarda-chuvas gigantes. À medida que a chuva cai, as árvores interceptam a água, parte da qual é captada pelas folhas, onde evapora, e parte da qual atinge o solo a um ritmo mais lento – e infiltra-se no solo em vez de atingir superfícies impermeáveis. Isso dá tempo para que a árvore, suas raízes e o solo filtrem poluentes e antes que eles cheguem aos sistemas de drenagem. Assim as árvores garantem mais água e água mais limpa nas reservas subterrâneas, além de ajudar a manter o ciclo de chuva mais equilibrado.
4. Desenvolvimento saudável e educação ambiental
Se a conexão com a natureza é importante para os adultos, para crianças e adolescentes que estão em processo de desenvolvimento esse contato com o verde é ainda mais necessário. Diversos estudos comprovam os benefícios que o mundo natural traz para as crianças, reduzindo sintomas de ansiedade e ajudando no desenvolvimento mental. Plantar árvores nas escolas, apoiar programas locais de plantio pelos jovens e incentivar a participação das comunidades em projetos de arborização são maneiras de desenvolver a consciência ambiental, por meio da ação prática e de conversas sobre a importância de construir um mundo melhor para todas as formas de vida.
5. Mais vidas nas cidades
Vistos como locais para a sociedade humana, os ambientes urbanos também são o lar de milhares de espécies de flora e fauna. Mais de 20% da biodiversidade de aves do mundo reside nas cidades e suas árvores. As copas das árvores e os espaços verdes nesses ambientes ajudam a fornecer habitat e são um elemento crítico de ecossistemas urbanos prósperos e biodiversos – que envolvem aves, insetos, mamíferos e uma infinidade de flores, folhas e frutas. Os projetos florestais urbanos podem apoiar esses sistemas naturais criando corredores verdes para a vida selvagem, cultivando habitats para espécies locais e instalando diversas espécies de árvores para ajudar a estabelecer um ambiente urbano mais saudável.
6. Ar mais puro
O verde nas cidades é fundamental para que todos possam respirar um ar mais puro. É justamente nos ambientes urbanos, onde vive a maior parte das pessoas, que a qualidade do ar é pior. As árvores funcionam como filtros que absorvem o CO2 e liberam oxigênio. Mas elas também retiram do ar produtos químicos nocivos da atmosfera através de pequenos buracos em suas folhas, chamados estômatos. O resultado é um ar com menos partículas perigosas para a nossa saúde que, sem as árvores estariam flutuando por aí e entrando nos nossos pulmões.
7. Lazer e diversão
Subir em árvores, transformar galhos e folhas em brinquedos, fazer uma trilha e reunir amigos e famílias para um piquenique são algumas atividades que os espaços verdes garantem – e que dificilmente aconteceriam em uma paisagem de concreto. A natureza convida a gente para uma vida ao ar livre, com mais encontros, diversão e relaxamento.
8. Justiça ambiental e igualdade
As áreas consideradas mais nobres tendem a ser mais arborizadas. Mas espalhar o verde pela cidade é uma maneira de levar mais qualidade de vida e mais resiliência aos eventos climáticos para todas as famílias. Além do ar mais limpo, temperaturas mais amenas, áreas de lazer e encontros, as áreas verdes podem ajudar a garantir a segurança alimentar com o plantio de espécies frutíferas e cultivo de hortas comunitárias.
Plantar árvores nas cidades não traz benefícios apenas para o meio ambiente, mas também para a saúde e o bem-estar de toda a comunidade. Por isso, é importante incentivar a plantação e conservação das árvores e espaços verdes em áreas urbanas. Sua cidade também pode se beneficiar das vantagens que as árvores trazem. Que tal começar plantando uma árvore hoje mesmo?