“`html
Com a chegada do final do ano, muitos sentem uma forte vontade de atualizar o guarda-roupa, mas a consciência sobre o consumo responsável é crescente e a ideia é restringir compras apenas às necessidades reais. Para aqueles que não abrem mão de uma roupa nova para celebrar a virada do ano, uma sugestão é optar por brechós, que oferecem a chance de compor um novo visual com menor impacto ambiental. Para os moradores de São Paulo, há um bazar disponível na estação Paulista-Pernambucanas, da Linha 4-Amarela do metrô.
O bazar promovido é uma iniciativa da organização Gerando Falcões, que trabalha na transformação da realidade de indivíduos que vivem em comunidades carentes. Um dos programas apoiados pela organização é o ASMARA, que tem como finalidade empregar mulheres na venda direta de roupas e outros itens que são fruto de doações. O principal objetivo é gerar uma fonte de renda para as mulheres que residem em favelas e áreas periféricas da cidade de São Paulo.
O bazar social da ASMARA está presente em várias localidades da capital paulista, tendo uma unidade que é instalada por tempo limitado no metrô. Visitantes podem encontrar roupas com preços até 80% mais baixos do que os praticados normalmente.
Geração de renda
Atualmente, o programa ASMARA apoia a vida de mais de 4 mil mulheres. Seu principal objetivo é tirar essas mulheres da linha de pobreza, por meio de um modelo de negócio social que permite que elas equilibrem suas vidas pessoais e profissionais, enquanto promovem a economia circular.
Mayara Lyra, Diretora de Negócios Sociais da Gerando Falcões, comenta: “Além de contribuir para a economia circular, já que todas as roupas vêm de doações, nosso programa também gera renda para as participantes. Uma fração da receita obtida nas vendas é destinada às ONGs parceiras, que podem investir novamente esse recurso em novos projetos sociais, ampliando seu impacto nas comunidades onde atuam.”
O programa realiza periodicamente ações especiais. Nos meses de março, outubro e novembro deste ano, o bazar fez uma aparição no Shopping Cidade São Paulo, situado na Avenida Paulista. Dessa forma, a ação consegue atingir um público mais amplo e, potencialmente, indivíduos com maior capacidade de consumo.
Bazar social no metrô
O bazar na estação Paulista-Pernambucanas estará disponível até o dia 20 de dezembro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 13h às 17h.
“`