Wi-Fi Calling: Como ativar e usar o recurso no seu celular
O recurso de Wi-Fi Calling, ou VoWiFi, permite que você faça chamadas de voz usando uma rede Wi-Fi, melhorando a qualidade de uma ligação quando o sinal da rede celular está fraco. Mas como ativar esse recurso no seu celular? Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo para ativar as chamadas por Wi-Fi em diferentes marcas de smartphones.
Como ativar chamadas por Wi-Fi no celular Motorola
Se você possui um celular Motorola e deseja ativar o Wi-Fi Calling, siga os seguintes passos:
1. Entre nas configurações de rede do Android:
Abra as Configurações do smartphone (ícone de engrenagem) e entre na opção Rede e internet.
2. Vá aos ajustes de redes móveis:
Na seção Rede e internet, toque em Rede móvel. Caso tenha mais de um chip, escolha a linha desejada. Em seguida, toque em Avançado no final da tela.
3. Ative as chamadas por Wi-Fi no celular Motorola:
Na seção Chamadas, entre em Chamadas por Wi-Fi. Em seguida, ative o seletor para ligar o Wi-Fi Calling.
Caso o Wi-Fi Calling esteja disponível pela sua operadora e plano de serviço, um ícone indicador com o símbolo de telefone e Wi-Fi será exibido na barra de status superior.
Como ativar chamadas por Wi-Fi no celular Samsung
Se você possui um celular Samsung e deseja ativar o Wi-Fi Calling, siga os seguintes passos:
1. Entre nas configurações do celular Galaxy:
Abra as Configurações do seu Samsung Galaxy (ícone de engrenagem), e depois entre em Conexões.
2. Acesse os ajustes de chamada Wi-Fi e ative o recurso no celular Samsung:
Entre na opção Chamadas Wi-Fi ou Chamadas Voz WIFI. Em seguida, ative a chave para cada chip SIM individualmente.
Se o recurso for disponibilizado pela sua operadora móvel e plano de celular, as chamadas poderão utilizar Wi-Fi caso apareça o ícone indicador Voz WIFI ou VoWiFi na barra de status.
Como ativar chamadas por Wi-Fi no celular Xiaomi
Se você possui um celular Xiaomi e deseja ativar o Wi-Fi Calling, siga os seguintes passos:
1. Entre nas configurações de redes móveis:
Abra as Configurações do seu smartphone Xiaomi (ícone de engrenagem), e em seguida entre na opção Cartões SIM e redes móveis.
2. Escolha o chip desejado:
O ajuste de Wi-Fi Calling é feito individualmente para cada linha. Selecione a linha desejada.
3. Ative as Chamadas Wi-Fi no celular Xiaomi:
Na seção Chamadas Wi-Fi, ative a opção Fazer chamadas usando Wi-Fi no seu smartphone Xiaomi.
Se o VoWiFi estiver disponível pela sua operadora móvel e plano de celular, as ligações de voz poderão ser realizadas pela rede Wi-Fi caso apareça o ícone indicador VoWiFi na barra de status.
Passo extra: desbloquear as chamadas Wi-Fi nos celulares da Xiaomi
Caso a opção Chamadas Wi-Fi não esteja disponível no seu smartphone da Xiaomi, você pode tentar desbloquear a função de Wi-Fi Calling utilizando um código secreto.
Para isso, abra o discador (como se fosse ligar para alguém) e digite o código *#*#869434#*#*. Será exibida uma mensagem “VoWiFi carrier check was enabled” ou “VoWiFi carrier check was disabled”.
A partir desse momento, retome o tutorial e tente ativar as chamadas Wi-Fi pelas configurações do telefone. Vale lembrar que o código pode não funcionar em todos os aparelhos da Xiaomi.
Como ativar chamadas por Wi-Fi no iPhone
Se você possui um iPhone e deseja ativar o Wi-Fi Calling, siga os seguintes passos:
1. Acesse os Ajustes do iOS e abra o menu Celular:
Entre em Ajustes (ícone de engrenagem), depois toque em Celular. Caso tenha mais de uma linha móvel no seu iPhone (chip + eSIM ou dois eSIMs), selecione o SIM desejado.
2. Entre na opção Voz e Dados e Ligações Wi-Fi:
Selecione o menu Ligações Wi-Fi. Em seguida, ative a opção Ligações Wi-Fi Neste iPhone.
Se a função Wi-Fi Calling estiver disponível pela sua operadora e plano de serviço, as chamadas de voz poderão ser realizadas pela rede Wi-Fi.
No Brasil, apenas Claro e Vivo oferecem suporte ao Wi-Fi Calling no iPhone. Você pode conferir se o serviço está ativo caso o nome da operadora indique VIVO Wi-Fi ou Claro WiFi.
Como saber se o Wi-Fi Calling está ativo no celular?
Para certificar-se de que o Wi-Fi Calling está funcionando, verifique se a barra de status do seu smartphone exibe o ícone da tecnologia VoWiFi. Não é necessário fazer uma ligação para que a indicação seja exibida.
No Android, o ícone pode aparecer de diferentes formas:
– Voz WIFI (em aparelhos Samsung com chip Vivo)
– VoWiFi (em aparelhos Xiaomi ou celulares da Samsung com chip Claro)
– Ícone de Wi-Fi ao lado de um telefone (celulares da Motorola ou da Samsung utilizando Americanet)
No iPhone, é possível verificar como fica o nome da operadora na tela de bloqueio ou na central de controle. Quando o Wi-Fi Calling está ativo é exibido “Vivo Wi-Fi” ou “Claro WiFi”.
Dependendo da operadora e do aparelho, a rede celular pode ser priorizada em relação ao Wi-Fi Calling. Nesses casos, o ícone só será exibido caso esteja fora da área de cobertura ou quando o celular estiver em modo avião, mas conectado a uma rede sem fio.
Por que não consigo usar o VoWiFi no celular?
Existem algumas possibilidades para o impedimento no uso do VoWiFi. Pode estar relacionado à disponibilidade do serviço junto à operadora de telefonia, configurações no sistema do smartphone ou outros fatores.
Em primeiro lugar, é necessário certificar-se de que você pode utilizar o Wi-Fi Calling. Nem todas as operadoras suportam a tecnologia, ou permitem que todos os clientes acessem o serviço.
– A Vivo oferece o serviço de voz Wi-Fi para todos os clientes.
– A Claro oferece a tecnologia VoWiFi, mas somente para usuários do pós-pago puro (não vale controle, pré-pago ou Claro Flex).
– Operadoras virtuais da Americanet (como a Veek, por exemplo) possuem Wi-Fi Calling, mas somente em aparelhos com Android.
– A TIM não possui a tecnologia de ligações por Wi-Fi para nenhum cliente.
– A maioria das operadoras virtuais do Brasil não oferece VoWiFi, incluindo Correios Celular, Surf Telecom, Uber Chip, Inter Cel, etc.
Se você é um cliente elegível ao VoWiFi e tem um aparelho compatível, certifique-se de ativar nas configurações do aparelho.
Se ainda assim não funcionar, faça um teste em uma rede diferente. A estabilidade e o alcance da conexão Wi-Fi também podem influenciar o desempenho do VoWiFi. Caso perceba oscilações, você pode tentar melhorar a qualidade do sinal Wi-Fi ao reposicionar o roteador e remover obstáculos, por exemplo.
Caso ainda assim não funcione, entre em contato com o atendimento da sua operadora para obter suporte. Em alguns casos, é necessário que o VoWiFi e o VoLTE sejam ativados manualmente por um atendente.
Posso usar o VoWiFi para fazer chamadas sem um chip SIM?
Não. O funcionamento do Wi-Fi Calling depende da autenticação feita pelo dispositivo com o eSIM ou SIM card válido. Mesmo que você não tenha sinal de celular, é necessário ter o chip para utilizar a tecnologia VoWiFi.
No entanto, é possível fazer chamadas por Wi-Fi via serviços VoIP como WhatsApp, Skype, FaceTime, Instagram, entre outros. Nesse caso, as ligações são feitas de forma independente da operadora, mas o outro interlocutor precisa utilizar o mesmo aplicativo.
Reforçando a criação de um novo texto a partir do texto original, alterando a estrutura, palavras e frases, para evitar qualquer possibilidade de plágio. Mantendo o mesmo sentido das frases e informações intactas. Respeitando o tamanho total mínimo de 600 palavras. Organizando os parágrafos e usando h2 e h3 em código HTML, respeitando a ordem hierárquica dos subtítulos. Utilizando um estilo de escrita jornalístico. Produto final tem o idioma português do Brasil.
Imagens:
1. 
– Fonte: Lucas Braga/Tecnoblog
2. 
– Fonte: Guia Região dos Lagos
3. 
– Fonte: Guia Região dos Lagos
4. 
– Fonte: Guia Região dos Lagos
5. 
– Fonte: Guia Região dos Lagos
6. 
– Fonte: Reprodução/Tecnoblog