ATAN oferece treinamento em nutrição do Bolsa Família para equipes da UBS de Iguaba Grande

ATAN capacita equipes das UBS de sobre o Programa Bolsa Família na Saúde

As equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de estão passando, durante o mês de maio, por capacitação referente às condicionalidades do Programa Bolsa Família na Saúde. O curso está sendo ministrado pela coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da cidade.

Durante a capacitação, foram abordados diversos temas, incluindo o mapa das famílias cadastradas nas UBS's, o funcionamento do programa, o preenchimento dos dados do mapa e a abordagem das famílias nas vigências estabelecidas.

Um dos princípios do Programa Bolsa Família é fortalecer o acesso das famílias a direitos básicos de saúde. Por isso, é fundamental que a Atenção Básica realize o acompanhamento dos beneficiários, realizando pesagem e medição de altura. Além disso, é necessário realizar o acompanhamento pré-natal, acompanhar o calendário nacional de vacinação e verificar o estado nutricional das famílias.

É importante ressaltar que todos os acompanhamentos relacionados à saúde no Programa Bolsa Família devem ser feitos na UBS onde o beneficiário está cadastrado. Os usuários devem comparecer à unidade duas vezes por ano para a pesagem.

“A importância de estar em dia com as condicionalidades do Bolsa Família é conscientizar tanto os profissionais quanto as famílias. É necessário estar próximo dos usuários para oferecer os serviços básicos de saúde e, ao mesmo tempo, evitar os efeitos negativos decorrentes do descumprimento das condicionalidades”, afirmou a Coordenadora da ATAN, Bruna Vioti.

Iguaba Grande alcançou um percentual de 83,77% de cobertura das condicionalidades da saúde, ficando em segundo lugar entre os municípios da baixada litorânea. Essa é a maior porcentagem obtida desde 2018, segundo relatórios do Ministério da Saúde.

Images:
![UBS](https://guiaregiaodoslagos.com.br/wp-content/uploads/2022/05/equipes-saude-iguba-grande-1536×1024.jpg)

Fonte da imagem: Guia Região dos Lagos

Para garantir a originalidade do texto, foram feitas modificações necessárias para diferenciá-lo do original. Foi mantido o mesmo sentido das frases e a informação intacta, buscando evitar qualquer possibilidade de plágio. Além disso, foram adicionadas imagens com o devido código HTML para melhorar o SEO da página.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]