Campanha de prevenção ao câncer de mama recebe apoio da deputada Renata Souza em Cabo Frio
Nesta sexta-feira (27), a deputada estadual Renata Souza (PSOL) participou de uma ação de conscientização na Praça Porto Rocha, em Cabo Frio, em apoio à campanha do Outubro Rosa, que visa a prevenção ao câncer de mama. Além de informações sobre a doença, o evento também ofereceu apoio jurídico, alertas sobre violência contra a mulher e serviços da Fundação Leão XIII e do Detran Mulher.
Renata Souza, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, ressaltou a importância de levar serviços voltados às mulheres para diversos pontos do estado e dialogar com as prefeituras, buscando o desenvolvimento de ações na área. Ela também destacou a relevância do diálogo contínuo sobre a saúde da mulher, não apenas durante o mês de outubro.
Durante o evento, Ruy França, único vereador homem presente, anunciou que a prefeita Magdala Furtado (PL) atendeu uma de suas indicações para a criação de uma secretaria Especial de Atendimento à Mulher e que também solicitará a criação de uma casa de acolhimento para as mulheres vítimas de violência na cidade.
Outra presença importante foi a de Ludmilla Roque, coordenadora do Centro Especializado no Atendimento à Mulher (CEAM) de Cabo Frio, e Valéria Moreira, superintendente da Mulher de Arraial do Cabo. Durante a conversa, Valéria revelou que Renata Souza se comprometeu em fazer uma indicação parlamentar, por meio da Comissão de Direito da Mulher da Alerj, para que Arraial do Cabo também tenha um Centro de Atendimento à Mulher, assim como Cabo Frio.
Renata Souza também denunciou um caso de preconceito e racismo envolvendo um algoritmo de um aplicativo de inteligência artificial, que gerou a imagem de uma pessoa segurando uma arma ao criar um personagem de mulher negra na favela, ao estilo Pixar. A deputada ressaltou a importância de combater o racismo e ressaltou que esse tipo de algoritmo não é neutro nem imparcial.
Fonte: Plantão Guia Região dos Lagos