Arraial do Cabo: Uso de imagens aéreas no combate à dengue | Arraial do Cabo – RJ

Mapeamento da cidade

Ação conjunta em Arraial do Cabo identifica mais de 25 potenciais focos de mosquito

– Uma ação conjunta das Secretarias de Saúde e Administração em possibilitou a identificação de mais de 25 potenciais focos de mosquito em propriedades particulares. O mapeamento aéreo com o uso de um drone foi realizado no mês de janeiro na região central da cidade e será estendido para outras áreas.

A ação também permitiu a identificação de mais de 25 piscinas, caixas d’água sem tampa e hidromassagens descobertas em propriedades particulares. A equipe do setor de inventário da Secretaria de Administração realizou o mapeamento para regularização dos imóveis, mas ao identificar as piscinas sem tratamento, acionou a Vigilância em Saúde e apresentou o trabalho para contribuir com ações de combate mais eficazes.

Mapeamento e análise dos focos de criadouros de mosquito

O engenheiro Wagner da Cunha, responsável pelo mapeamento, explicou que a análise da quantidade de piscinas com potenciais focos de criadouros de mosquito levou em consideração a observação direta e os dados georreferenciados coletados. Das 240 piscinas identificadas, 25 apresentam condições favoráveis para a proliferação de mosquitos, como água estagnada e falta de manutenção adequada. A delimitação da área considerou um raio de 300 metros ao redor de cada uma das 25 piscinas identificadas, permitindo a criação de um mapa da área de risco potencial.

Mapeamento das áreas de foco de mosquitos

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Camila Nunes, informou que com o auxílio do gráfico com a localização das piscinas “suspeitas” de serem focos do mosquito transmissor da dengue, foi possível enviar a equipe de endemia aos endereços. Os agentes de endemia realizam a aplicação de larvicida nesses locais e analisam a área para identificar outros possíveis focos.

Expansão das ações e campanha publicitária

O secretário Jorge Diniz destacou que o monitoramento por drone continuará nas áreas que ainda não foram alcançadas, como os bairros do segundo distrito e os morros do Pontal do Atalaia, da Cabocla e da Boa Vista, na parte central, além dos imóveis fechados de difícil acesso para os agentes de endemia. Além disso, está em produção uma campanha publicitária para sensibilizar os proprietários.

Campanha publicitária de combate à dengue

Diniz ressaltou as ações diárias de combate ao mosquito transmissor da dengue que estão sendo realizadas desde dezembro do ano passado. Entre as principais ações estão os mutirões de inspeção e tratamento dos focos, desinsetização nos ralos e bueiros, inspeção e tratamento nas embarcações, além da desinsetização em pontos estratégicos como cemitérios, depósitos de carros, pontos de reciclagem e unidades escolares. A Secretaria de Saúde também divulgou vídeos educativos nas redes sociais e realiza capacitação contínua dos profissionais da saúde, agentes comunitários de saúde e agentes de endemia.

Situação atual da dengue em Arraial do Cabo

De acordo com o último boletim, atualizado nesta segunda-feira (19), em janeiro de 2024 foram confirmados sete casos de dengue no município, sendo três de moradores locais e quatro de pacientes de outras localidades. Do total de amostras enviadas ao LACEN-RJ, 23 casos suspeitos foram descartados e 45 permanecem sob investigação laboratorial. Em fevereiro, até a data presente, foram contabilizados dois casos positivos, sendo um paciente de Arraial do Cabo e um de Minas Gerais.

Foco do mosquito da dengue em campos

É essencial que a população fique atenta e colabore com as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, eliminando possíveis criadouros em suas propriedades e tomando medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]