Arraial do Cabo: Reserva extrativista marinha federal pioneira no Estado inaugura sede após quase 30 anos | Arraial do Cabo – RJ

Mar de Arraial do Cabo

: Única reserva extrativista marinha federal do Estado ganha sede após quase 30 anos

A Reserva Extrativista Marinha do (Resex) recebeu, nesta quinta-feira (23), as chaves da sua primeira sede própria, quase 30 anos após a sua criação. A cerimônia foi organizada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), gestor do Projeto Apoio a UCs, que adquiriu e doou o imóvel ao ICMBio, órgão gestor da reserva. A Resex, que é a única reserva marinha federal do estado do Rio de Janeiro, beneficia mais de 2.400 famílias de pescadores artesanais, marisqueiros e maricultores.

A nova sede, que possui quase 600 m2, será reformada e contará com área para receber representantes do comitê gestor, das entidades de pesca locais e alojamento para os voluntários que desejam contribuir com a unidade. A partir de agora, apenas a embarcação utilizada na fiscalização estará em Cabo Frio, enquanto os demais veículos da reserva estarão na sede, o que agilizará as atividades. A localização estratégica da nova sede, próxima à Marina dos Pescadores, permitirá o uso dos veículos, mesmo em dias de mar agitado.

A criação da RESEX Marinha do Arraial do Cabo tem como objetivo promover a sustentabilidade da pesca artesanal, aliada à conservação da biodiversidade marinha da região. Além de beneficiar mais de 2.400 famílias, a reserva também gera renda por meio do turismo de base comunitária. A região é rica em vida marinha, com um verdadeiro oásis coralíneo, tartarugas marinhas, baleias, golfinhos, tubarões e arraias, além de uma grande variedade de peixes recifais.

A Resex enfrenta desafios relacionados à pesca industrial de arrasto, que ameaça a biodiversidade marinha. Para combater a pesca ilegal, a reserva realiza fiscalizações em parceria com a Polícia Federal, o Ibama e a Guarda Marítima de Arraial do Cabo. Somente neste ano, já foram apreendidas mais de 100 toneladas de peixes provenientes da pesca ilegal. Além disso, a reserva implementou o Programa Brasileiro de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS), que reduziu em 80% o número de embarcações ilegais na região.

Durante os eventos relacionados à conservação no litoral fluminense promovidos pelo Funbio, será realizada a apresentação de balanço das iniciativas em prol da educação ambiental e apoio às instituições locais da pesca artesanal. Representantes de 15 iniciativas apoiadas pelos projetos de Educação Ambiental e Pesquisa Marinha e Pesqueira estarão reunidos para compartilhar seus resultados e promover a colaboração entre eles. Esses projetos são parte do Termo de Ajustamento de Conduta firmado com a empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal.

A Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo desempenha um papel fundamental na conservação da biodiversidade marinha e na promoção da pesca sustentável. Com a inauguração da sua sede própria, a reserva está mais bem equipada para enfrentar os desafios e garantir a preservação das riquezas naturais da região.

Imagens:
– Mar de Arraial do Cabo: [código HTML com texto alternativo]
– Sede da Reserva Extrativista: [código HTML com texto alternativo]

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]