Arraial do Cabo: Praia da Lagoa em Arraial pode receber a Bandeira Azul na temporada 2024/2025 | Arraial do Cabo – RJ

Praia lagunar de Arraial fica próxima de receber a Bandeira Azul para temporada 2024/2025 | Arraial do Cabo - Rio de Janeiro

Arraial do Cabo: Praia lagunar de Arraial está próxima de receber a Bandeira Azul para a temporada 2024/2025

, no Rio de Janeiro, pode em breve ter mais uma praia certificada com a Bandeira Azul. O programa reconhecido internacionalmente pela promoção da qualidade ambiental e sustentabilidade nas regiões costeiras aprovou as candidaturas das praias de Tucuns, em Armação dos Búzios, e do Caiçara, no distrito de Figueira, em . Ambas as praias são banhadas pela Lagoa de Araruama. Além disso, outras cinco praias da região também pleiteiam a renovação do selo.

A certificação da Bandeira Azul é concedida às praias que atendem a 38 critérios, como qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços e educação e informação ambiental. Paloma Arias, consultora local do programa, destaca que a ampliação do número de praias certificadas representará um impulso no turismo sustentável regional e na conscientização ambiental.

A qualidade da água é um dos principais critérios para a concessão da Bandeira Azul. Para garantir isso, são feitas coletas e análises semanais, com o apoio da Prolagos. O laboratório de controle de qualidade da concessionária capacita os funcionários das prefeituras para garantir a isenção das análises, enviando as amostras para um laboratório credenciado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A possibilidade de mais uma praia lagunar receber a Bandeira Azul também evidencia a recuperação da Lagoa de Araruama. O biólogo Eduardo Pimenta, coordenador do projeto Imersão da Universidade Veiga de Almeida, destaca as melhorias na saúde ambiental da lagoa, como o aumento da produção pesqueira e a volta dos esportes náuticos.

A recuperação da Lagoa de Araruama é resultado dos investimentos de mais de R$1,4 bilhão feitos pela Prolagos em saneamento básico na região nos últimos 25 anos. Além disso, a aprovação do plano de investimentos pela Agenersa permitirá a realização de novas obras para reforçar a proteção ao ecossistema lagunar. Estão previstas a modernização das Estações de Tratamento de Esgoto e a implantação de novos trechos do cinturão coletor de esgoto no entorno da laguna.

Esses investimentos são fundamentais para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, eles contribuem para que a região se torne um destino turístico mais sustentável.

A conquista da Bandeira Azul nas praias de Arraial do Cabo trará inúmeros benefícios para a região dos lagos, como o aumento do número de visitantes e o crescimento econômico. Além disso, será uma forma de chamar a atenção para a importância da preservação dos ecossistemas costeiros.

Em resumo, Arraial do Cabo está prestes a receber a Bandeira Azul em mais uma de suas praias. Isso representará um avanço significativo para a região, tanto do ponto de vista ambiental como econômico. Os investimentos em saneamento básico e a conscientização da população são fundamentais para garantir a qualidade da água e a preservação dos ecossistemas lagunares. Assim, Arraial do Cabo se consolida como um destino turístico sustentável e de beleza natural ímpar.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]