Arraial do Cabo: Medidas reforçadas contra dengue | Arraial do Cabo – RJ

Arraial intensifica cuidados contra dengue | Arraial do Cabo - Rio de Janeiro

Arraial do Cabo intensifica ações de combate à dengue

, cidade localizada no Rio de Janeiro, está intensificando suas ações de combate à dengue e outras arboviroses durante o verão. Com o aumento das chuvas nesta estação, a proliferação de mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, tende a ser mais rápida. Por isso, a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Camilla Nunes, destaca a importância de redobrar os cuidados e combater o mosquito.

O Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foi apontado como líder global no número de casos de dengue em 2023. Diante desse cenário preocupante, tem adotado diversas medidas preventivas para evitar a propagação da doença.

Mutirões educativos no combate à dengue

Uma das iniciativas da Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo são os mutirões educativos. Agentes de endemia visitam as residências, aplicam larvicidas e explicam a importância da prevenção. Os primeiros bairros a receberem essa visita foram Sabiá, Caiçara e Novo Arraial. O coordenador da Vigilância Ambiental, Anderson Damião, ressalta que o mutirão irá percorrer todos os bairros da cidade.

Além disso, outras ações estão sendo realizadas, como a capacitação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, e reuniões com os agentes de saúde e endemia, visando melhorar a eficiência na notificação de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Dicas para a prevenção da dengue

A coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Camilla Nunes, destaca a importância do engajamento da população na eliminação dos focos de mosquitos. Ela orienta os moradores e turistas a adotarem algumas medidas de prevenção, tais como:

  • Não acumular sucata e entulho no quintal e manter a caixa d'água bem fechada.
  • Manter garrafas, potes e vasos sempre vazios e os sacos de lixo bem amarrados.
  • Em residências com piscina, é necessário que a água esteja limpa e tratada.
  • Limpar telhados e calhas com frequência.
  • Manter os ralos limpos e vedados.
  • Esvaziar os compartimentos de água da geladeira e do ar-condicionado.
  • Em vasos com plantas, mantê-los em pratinhos cobertos com terra.

Envolvimento da Secretaria de Saúde

O secretário municipal de saúde, Jorge Diniz, ressalta que a Secretaria está empenhada em combater a proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya. Além das ações técnicas da área de saúde, a Secretaria também irá reforçar a campanha educativa por meio das redes sociais, divulgando as ações públicas e informando sobre a prevenção das doenças. Outra frente de trabalho importante é o Comitê Intersetorial de Combate às Arboviroses, que busca estratégias para a prevenção e controle dessas doenças.

Arraial do Cabo lidera a prevenção contra a dengue

Com ações intensas e abrangentes, Arraial do Cabo tem buscado diminuir o número de casos de dengue na região. A participação da população é essencial para o sucesso dessas iniciativas, e cada pessoa pode contribuir adotando as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde.

Fique atento aos sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e vômitos, e procure imediatamente atendimento médico caso apresente esses sinais. A prevenção é a melhor maneira de combater essa doença e garantir a saúde de todos.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Imagens

Prevenção contra dengue – Divulgação
Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]