Dois pinguins debilitados são resgatados em praias de Maricá
Nesta segunda-feira (7), agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá resgataram dois pinguins em praias do município. Os moradores de Ponta Negra, na altura da rua 148, relataram que um pinguim havia sido jogado do mar. Os agentes encontraram o animal em estado aparentemente debilitado. O segundo caso ocorreu em Itaipuaçu, na altura da rua 60, onde um pinguim adulto, apesar de cansado, parecia estar em boas condições.
Monitoramento e tratamento dos animais
Após o resgate, os pinguins foram levados para os postos de guarda-vidas mais próximos, onde foram acionados os profissionais do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos. Esse projeto tem como objetivo avaliar os impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo na região marinha, monitorando praias e oferecendo atendimento veterinário a animais vivos e mortos.
Todos os animais encontrados vivos são avaliados pelas equipes de campo. Aqueles que necessitam de atendimento veterinário são encaminhados a uma das 14 instalações da Rede de Atendimento Veterinário entre Araruama (RJ) e Laguna (SC). Após o tratamento, eles passam por nova avaliação e, se estiverem aptos, são devolvidos ao seu habitat natural. Cada animal recebe uma identificação para possibilitar o acompanhamento.
Quando animais são encontrados mortos, é realizada uma necropsia para determinar a causa do óbito e avaliar se houve interação com atividades humanas, como pesca, embarcações e óleo.
Como proceder ao encontrar um animal encalhado
Caso um banhista encontre algum animal marinho encalhado na praia e não haja guarda-vidas presente, é possível acionar os profissionais responsáveis pelo programa e monitoramento de praias pelo número 0800 999 5151.
Fonte da Notícia: G1