Araruama: Prefeitura divulga cronograma do carro fumacê para combate à dengue nos bairros de Araruama
No combate à dengue, a Prefeitura de Araruama, por meio da Vigilância Epidemiológica, está intensificando as ações para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. E uma das estratégias utilizadas é o carro fumacê, que percorrerá os bairros com maior incidência da doença no município.
Cronograma de atuação
A partir deste sábado (2), o carro fumacê começará a atuar seguindo um cronograma definido pela Prefeitura. A ação ocorrerá sempre das 5h às 9h, no turno da manhã, e das 17h30 às 20h, no turno da tarde e noite.
Para saber em quais bairros o carro fumacê atuará, a população pode conferir o cronograma semanal nas páginas das redes sociais da Prefeitura de Araruama e no seu site oficial.
A importância da colaboração da população
A Vigilância Epidemiológica pede a colaboração dos moradores para que mantenham janelas e portas abertas durante a passagem do fumacê, pois isso facilita a entrada do produto dentro das residências, alcançando possíveis locais de reprodução do mosquito.
É importante, também, adotar algumas medidas preventivas, como proteger alimentos e utensílios de cozinha, além de trocar a água dos animais de estimação após a passagem do carro fumacê. Essas ações contribuem para reduzir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e, consequentemente, o risco de transmissão da dengue.
Cronograma inicial
Confira abaixo o cronograma inicial das ações do carro fumacê, válido de 2 a 10 de fevereiro:
2 DE FEVEREIRO
- Fazendinha – período da manhã e tarde
3 DE FEVEREIRO
- Areal – período da manhã e tarde
4 DE FEVEREIRO
- Rio do Limão – período da manhã
- Mutirão – período da tarde
5 DE FEVEREIRO
- Japão – período da manhã
- Boa Perna – período da tarde
6 DE FEVEREIRO
- Mataruna – período da manhã
- Clube dos Engenheiros – período da tarde
7 DE FEVEREIRO
- XV de Novembro – período da manhã
- Outeiro – período da tarde
8 DE FEVEREIRO
- Itatiquara – período da manhã
- Jardim São Paulo – período da tarde
9 DE FEVEREIRO
- Bananeiras – período da manhã
- Iguabinha – período da tarde
10 DE FEVEREIRO
- Pontinha – período da manhã
- Parque Hotel – período da tarde
O objetivo dessas ações é reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti, o que é fundamental para prevenir a ocorrência de casos de dengue no município.
Combate à dengue
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas mais comuns são febre alta, dores de cabeça e no corpo, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, pode levar à morte.
Por isso, é fundamental que a população esteja atenta e adote medidas para evitar a proliferação do mosquito, como eliminar possíveis criadouros (recipientes com água parada), usar repelentes e instalar telas de proteção nas janelas e portas.
Fonte: Plantão Guia Região dos Lagos