Arara Maracanã, ameaçada de extinção, é salva em Maricá

spot_img

Arara Maracanã, espécie ameaçada de extinção, é encontrada em estado debilitado em

Uma Arara Maracanã, uma espécie de pássaro considerada vulnerável à extinção, foi resgatada em Itaipuaçu, na cidade de , nessa quarta-feira (5). O animal foi encontrado bastante debilitado em uma casa por um morador, que prontamente solicitou o resgate ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

Após tomar conhecimento da situação, equipes do Grupo de Estudos e Defesa dos Animais da Maricá (Gedam) foram até o local para resgatar a arara. Devido ao estado de saúde do animal, a ave foi encaminhada para a secretaria de Cidade Sustentável, onde receberá todos os cuidados necessários antes de ser reintegrada ao seu habitat natural.

A arara maracanã é uma espécie que está sofrendo ameaças graves à sua sobrevivência devido à destruição do seu habitat natural, a caça ilegal e o tráfico de animais. Por isso, é de extrema importância resgatar e reabilitar os animais encontrados em situação de risco, como no caso dessa arara.

O Gedam é responsável por atender e cuidar dos animais silvestres encontrados na região de Maricá. A população é orientada a entrar em contato com o grupo caso encontre algum animal que necessite de resgate ou cuidados. O telefone para contato é o 153 ou o Disk Seop pelo número (21) 96809-1516.

É importante destacar que a população não deve tentar resgatar ou interferir de qualquer forma nos animais encontrados, pois isso pode causar mais danos e estresse aos mesmos. O melhor a se fazer é acionar as autoridades competentes para que eles possam realizar o resgate de forma adequada.

No vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver a arara sendo resgatada e encaminhada para receber tratamento. A ação de resgate é fundamental para garantir a sobrevivência dessas espécies em risco e também para conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da fauna local.

A preservação das espécies silvestres é uma responsabilidade de todos. É necessário promover ações de conscientização e educação ambiental para que a população entenda a importância de preservar o habitat natural dos animais e combater práticas ilegais como a caça e o tráfico.

O resgate da arara maracanã em Maricá é mais um exemplo de como a união de esforços entre a população e as autoridades pode fazer a diferença na preservação da fauna brasileira. A conservação da biodiversidade é fundamental para manter o equilíbrio dos ecossistemas e garantir a sobrevivência das espécies.

É preciso ressaltar que todos têm o papel de denunciar crimes ambientais, como a caça ilegal e o tráfico de animais, para que medidas efetivas de combate possam ser tomadas. Somente através do envolvimento de todos é possível garantir um futuro sustentável e preservar as riquezas naturais do nosso país.

Portanto, ao encontrar um animal silvestre em situação de risco, não hesite em acionar as autoridades competentes. A sua atitude pode salvar vidas e contribuir para a conservação das espécies ameaçadas de extinção. A preservação da fauna e da flora é um dever de todos e garante a continuidade da vida em nosso planeta.

Fonte da notícia: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]