Aproximadamente 400kg de peixes de pesca ilegal são confiscados e doados em Arraial do Cabo

Cerca de 400kg de peixes, provenientes de pesca ilegal, são apreendidos e doados em Arraial do Cabo

“`html

Combate à pesca ilegal é intensificado em Arraial do Cabo



No último domingo, 25 de agosto, uma operação colaborativa entre a Polícia Federal (PF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) teve como foco o combate à pesca ilegal na Reserva Extrativista de (RESEX).

Durante a diligência, os agentes realizaram uma fiscalização rigorosa pela área e identificaram uma embarcação que estava promovendo a pesca de arrasto sem as devidas permissões legais. Diante deste flagrante, a embarcação em questão foi autuada e recebeu uma multa de R$ 10 mil. Além da multa, o barco foi apreendido pelas autoridades competentes.

Ao todo, aproximadamente 400 quilos de várias espécies de peixes, extraídos ilegalmente da área marítima da RESEX, foram confiscados pelos agentes. Para evitar que o pescado apreendido fosse desperdiçado, as autoridades decidiram fazer uma doação. Todo o peixe apreendido foi entregue à Colônia de Pescadores de , que se encarregou de distribuir os peixes entre as comunidades carentes do município.

A ação realizada reflete um esforço contínuo das instituições envolvidas para coibir atividades pesqueiras irregulares que podem ameaçar a biodiversidade local e os meios de subsistência das comunidades que dependem da pesca sustentável. A pesca ilegal não apenas destroi o ecossistema marinho, mas também impacta negativamente na economia local que é baseada, em grande parte, na exploração sustentável dos recursos naturais.

A restrição à pesca irregular é de grande importância, especialmente em reservas extrativistas que desempenham um papel crucial na conservação do meio ambiente, garantindo que a diversidade de espécies seja mantida, ao mesmo tempo em que oferece suporte às atividades econômicas de comunidades locais.

As autoridades locais têm reforçado a necessidade de conscientização entre pescadores e a população em geral sobre a importância do cumprimento das leis de pesca. Informações sobre práticas de pesca sustentável e as consequências da pesca ilegal têm sido disseminadas como parte de uma estratégia mais ampla para preservar os recursos naturais e garantir que sejam utilizados de forma responsável.

Embora a apreensão de 400 kg de peixes represente um resultado significativo na luta contra a pesca ilegal, as autoridades enfatizam que essa é apenas uma das muitas operações programadas para os próximos meses. O foco é monitorar continuamente a área e aplicar medidas que inibam a prática ilegal, além de proteger os habitats marinhos e as populações de peixes que habitam a região.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]