Notícia atualizada:
Aplicativo do Google Agenda pode parar de funcionar em smartphones Android antigos
Se você possui um smartphone com versões antigas do sistema operacional Android, prepare-se para uma possível mudança no funcionamento do aplicativo do Google Agenda. De acordo com informações do blog The SpAndroid, foi encontrado um código na última versão do aplicativo que sugere que ele se tornará incompatível com versões mais antigas do Android, anteriores ao Oreo (Android 8). No entanto, ainda não há uma data definida para que essa mudança ocorra.
Quando a incompatibilidade for implementada, os usuários que possuem um smartphone com Android abaixo do 8 verão um aviso ao tentar usar o Google Agenda. A mensagem exibirá o texto “O sistema operacional atual não é suportado” e orientará o usuário a atualizar para o Android 8 ou superior.
É importante ressaltar que a mudança deve afetar apenas uma pequena porcentagem de usuários de smartphones Android em todo o mundo. Segundo dados do StatCounter, apenas 5,54% dos usuários Android possuem versões inferiores ao Oreo. As versões mais recentes, como o Android 13, são utilizadas por 36,46% dos usuários.
Para continuar acessando o serviço do Google Agenda, os usuários terão duas opções: atualizar o sistema operacional do smartphone para uma versão mais recente (recomendado) ou usar a versão web do aplicativo, por meio de um navegador.
Vale ressaltar que as informações ainda são especulações, uma vez que o código encontrado no aplicativo não foi implementado oficialmente pelo Google. A empresa ainda não se pronunciou oficialmente sobre a possível incompatibilidade com versões mais antigas do Android.
Imagem: Wikipédia / Divulgação
Fonte: Guia Região dos Lagos