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Inovação e Sustentabilidade: Estudantes São Reconhecidos por Projetos Tecnológicos
A Samsung está promovendo mundialmente a competição Solve for Tomorrow como uma forma de incentivar estudantes a criarem soluções tecnológicas inovadoras que abordem problemas sociais e ambientais. Nesta 11ª edição no Brasil, entre os dez projetos finalistas, destacaram-se iniciativas nas áreas de saúde, educação inclusiva, sustentabilidade, segurança no trânsito e construção civil. Seis projetos representando estudantes dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e São Paulo foram premiados. A seguir, apresentamos os vencedores e outros destaques da competição.
Na categoria de Vencedores Nacionais, o projeto ‘Filtropinha: dos Resíduos aos Recursos’, da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, localizada em Carnaíba, Pernambuco, conquistou o primeiro lugar. As posições seguintes foram ocupadas pelos projetos ‘H.E.R – Hand Exoskeleton for Rehabilitation’ e ‘E-Vision: Transformando a Educação com Tecnologia Inclusiva’, ambos originários dos estados de São Paulo e Ceará, respectivamente.
O projeto H.E.R foi integrado por alunos de São Paulo e realizou uma pesquisa aprofundada para desenvolver um dispositivo que ajude na reabilitação de pessoas com limitações motoras. O grupo é composto por Eduardo da Silva Pimentel, Iago Marinho Galdino Martin, Kassia Regina Pereira Fernandes, Kauã de Oliveira Lino e Rafael Bogos dos Santos, sob orientação da professora Elaine Ronconi, com apoio adicional da professora Andrea Rodrigues da Cunha.
Eduardo, um dos alunos do projeto, compartilha que a ideia por trás do exoesqueleto surgiu de uma forte motivação em ajudar aqueles que enfrentam dificuldades motoras. “Durante nossas pesquisas e interações com profissionais da saúde, percebemos que a reabilitação de movimentos é um desafio complexo para pacientes e terapeutas. Assim, decidimos criar um protótipo que facilitasse esse processo, trazendo esperança e eficácia”, explica o estudante.
O exoesqueleto “HER” foi projetado para auxiliar a reabilitação de pessoas que não conseguem realizar movimentos finos nas mãos, causada por acidentes ou doenças neurológicas, como a dispraxia. “O dispositivo adapta-se às mãos dos usuários. O diferencial do ‘HER’ é sua capacidade de personalização, proporcionando um processo de reabilitação mais eficaz por meio de um design ergonômico, que ajuda na recuperação de força e precisão. Sonhamos em tornar essa ferramenta mais acessível para a reabilitação. Visualizar-se novamente segurando um copo de água ou escrevendo após muito tempo sem conseguir realizar esses movimentos simples é o impacto que aspiramos alcançar com nosso projeto”, acrescenta Eduardo.
O projeto E-Vision, que ficou em terceiro lugar, foi criado por uma equipe composta por quatro alunas e um aluno do segundo ano do curso técnico de redes de computadores. Este projeto implementa tecnologias de visão computacional para auxiliar alunos com deficiências visuais. É um tipo de óculos equipado com um microfone e recursos de voz que orientam na leitura de materiais impressos e na descrição de ambientes em tempo real. O dispositivo fornece informações detalhadas sobre o que ocorre ao redor, e pode capturar imagens do ambiente, além de relatar data, hora e localização.
Os três projetos ganhadores foram selecionados por uma banca examinadora composta por representantes da Samsung e do Cenpec, além de acadêmicos e profissionais atuantes nas áreas de educação, ciência e tecnologia. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) e organizações como a UNESCO e a OEI também colaboraram na seleção.
A banca ainda atribuiu uma menção honrosa ao projeto ‘Bio cimento: blocos de papel para pavimentação intertravada de calçadas’, apresentado pelos alunos da Escola Estadual Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, em Serrinha, Bahia, reconhecendo seu potencial transformador na construção civil e na comunidade local.
Na categoria Júri Popular, que teve votação do público entre 21 e 29 de novembro, destacaram-se projetos como ‘InfoLadies – Sustentabilidade e Nanotecnologia’, confeccionado por um grupo totalmente feminino da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos (SP); o projeto ‘Bio cimento’, também da Escola Estadual Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, e o projeto ‘Pharmakos’, da Escola Técnica Estadual (ETEC) Coronel Fernando Febeliano da Costa, em Piracicaba (SP).
A proposta do InfoLadies consiste em uma tinta que conduz eletricidade para fabricar placas solares de baixo custo, utilizando a plataforma de programação Arduino2. As alunas desenvolveram uma placa impressa em 3D e outra de vidro, nas quais fitas de LED são integradas às tintas condutivas, otimizando a geração de energia elétrica com base na reciclagem de isopor e uma mistura com óleos essenciais.
Destaque: Solução para o Tratamento de Água
Dois alunos e uma aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Marconi Coelho Reis, em Cascavel, Ceará, também foram reconhecidos no Solve for Tomorrow Brasil com um inovador protótipo para tratamento de água.
O projeto ‘MPB: Membrana Polimérica Biodegradável Multifuncional para Tratamento de Água’ utiliza uma membrana ecológica e não poluente, capaz de filtrar até 60 litros de água, dependendo do nível de contaminação. Para isso, a equipe recorreu ao extrato da folha de moringa, uma farinha extraída da semente da planta e uma bebida fermentada conhecida como Kombucha. Após um processo de 10 dias de fermentação, gera-se uma membrana que é coletada, posteriormente seca em estufa ou sob luz solar. Essa membrana, quando seca, vira uma sorte de plástico que é aplicado na água contaminada para tratamento.
“A questão da água é uma preocupação constante em nossa comunidade, enfrentamos problemas relacionados à escassez e à contaminação por poluentes. Até mesmo aulas já foram canceladas devido à falta d’água. Globalmente, a ONU calcula que 2,3 milhões de pessoas enfrentam essa escassez”, relata Heloina Lopes Capistrano, professora de biologia e mentora do grupo. “Os alunos desenvolveram esse protótipo visando solucionar a falta de água e o tratamento de sistemas contaminados”, completa.
A professora Heloina destaca a importância do programa Solve for Tomorrow, que motiva os alunos a inscreverem ideias inovadoras a cada ano, observando as necessidades de suas comunidades. Em 2024, seis projetos foram submetidos, e a alegria de chegar à final com essa proposta, que ajuda a comunidade a acessar água tratada, foi uma grande conquista para todos os envolvidos.
Reconhecimento e Prêmios
Os projetos vencedores na categoria Vencedores Nacionais foram premiados com projetores da Samsung para suas respectivas escolas, além de troféus, placas comemorativas e selos digitais. A equipe que conquistou o primeiro lugar recebeu notebooks Samsung e fones de ouvido para cada membro do grupo. O segundo colocado obteve smartphones Samsung e fones de ouvido, enquanto o projeto em terceira posição recebeu smartwatches e fones de ouvidos da marca.
Na categoria Júri Popular, cada estudante, professor orientador e os professores parceiros dos três projetos mais votados pelo público foram premiados com fones de ouvido sem fio da Samsung, e suas escolas ganharam projetores e troféus. Além disso, professores orientadores e parceiros das 20 equipes semifinalistas lograram tablets Samsung como reconhecimento. Todos os estudantes finalistas também receberam tablets, enquanto Professores orientadores e parceiros das 10 equipes finalistas foram agraciados com notebooks da marca.
Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina, ressalta que a cerimônia de premiação do Solve for Tomorrow é uma oportunidade única para conhecer de perto as equipes finalistas. “Esse programa é uma chance para que os estudantes explorem as áreas de Ciência e Pesquisa ao mesmo tempo que contribuem para suas comunidades. Essa é uma das principais metas do projeto e uma parte fundamental da visão global de cidadania corporativa da Samsung, que é ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, finaliza.
Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, expressa seu reconhecimento pelo trabalho árduo das equipes. “Temos certeza de que essas experiências incentivarão educadores a moldar as escolas como espaços de criatividade e inovação. Conhecer projetos impressionantes realizados em escolas públicas em todo o país é extremamente gratificante, pois eles aplicam conteúdos curriculares para a melhoria da realidade nas suas comunidades,” conclui.
Para mais informações, acesse a Fonte: Guia Região dos Lagos.
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