Sign In

Ação Vida Longa Suely Osório” oferece 5 serviços de saúde para idosos em São Pedro da Aldeia

Projeto “Vida Longa Suely Osório” promove ações de saúde para a população idosa em São Pedro da Aldeia

Projeto Focado no Bem-Estar dos Idosos é Realizado em São Pedro da Aldeia

No município de , a Estratégia Saúde da Família (ESF) Ponta do Ambrósio foi sede, pela primeira vez, do Projeto “Vida Longa Suely Osório”. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento visou promover o bem-estar e a saúde da população idosa, contando com atividades diversificadas. Sob a coordenação de Fernanda Rocha Feio de Carvalho, do Programa de Saúde da Pessoa Idosa da Atenção Primária à Saúde, a iniciativa marcou o início de uma série de ações que visam beneficiar essa faixa etária. O projeto será levado à ESF Praia Linda no dia 27 de maio, a partir das 9h.

Atividades Diversificadas para a Saúde dos Idosos

O evento contou com a presença do fisioterapeuta Reginaldo, que realizou sessões de auriculoterapia. Em paralelo, Paola Pinheiro conduziu sessões de arteterapia, ensinando os participantes a criar mandalas e pinturas. Geani Marins, nutricionista e professora, juntamente com estagiárias da Universidade Veiga de Almeida, orientaram os idosos sobre a classificação dos alimentos pelo grau de processamento.

A psicóloga Karen Souza, especialista em gerontologia, promoveu uma conversa enriquecedora sobre o envelhecimento saudável, utilizando-se de aspectos emocionais e comportamentais. Débora Oliveira, fisioterapeuta do Centro de Reabilitação Municipal, ministrou exercícios de alongamento e funcionais. A parte musical do evento ficou a cargo da agente comunitária de saúde, Alexandra Carvalhaes Higino, que se apresentou ao teclado.

Cultura, Arte e Educação no Projeto

Entre os momentos marcantes do evento, destacou-se a apresentação de um coral composto por idosos e servidores da unidade, que cantaram a música “É Preciso Saber Viver”. A enfermeira Sirlene da Silva, especializada na saúde do idoso, instruiu atividades de dança e forneceu orientações sobre cuidados de saúde.

Com o objetivo de valorizar a autonomia e a funcionalidade dos idosos, o projeto combina arte, lazer, educação e saúde de forma inclusiva e acolhedora. O suporte para essa iniciativa foi prestado pela equipe da ESF Ponta do Ambrósio, juntamente com os setores de infraestrutura e administração da Secretaria Municipal de Saúde.

Projeção para o Futuro e Homenagem a Suely Osório

A proposta também presta homenagem a Suely Osório, profissional que dedicou sua carreira ao Sistema Único de Saúde (SUS), tornando-se uma figura inspiradora por sua crença na eficiência e potencialidade desse sistema. Futuramente, o projeto pretende ser implementado em diferentes unidades de saúde, expandindo o alcance das suas ações.

O direcionamento do projeto vai além da simples prestação de serviços de saúde, buscando promover um estilo de vida ativo e saudável entre os idosos, além de fortalecer os laços comunitários e improvisar a qualidade de vida dessa população.

O “Vida Longa Suely Osório” demonstra como a integração de arte, cultura, e cuidados especializados pode criar um ambiente propício ao envelhecimento saudável, promovendo o bem-estar físico e emocional. Ao levar essas atividades a outras unidades, o projeto ambiciona estender seus benefícios a uma parcela ainda maior da comunidade idosa.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Foto de Editorial GRDL

Editorial GRDL

Editorial do Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Últimas Notícias

Destaques