A marca de papel para enrolar e acessórios, Papelito, está promovendo pelo quarto ano consecutivo o “Fevereiro Verde”, um mês inteiro dedicado à conscientização ambiental. Durante todo o mês, serão realizados mutirões de limpeza e plantio de mudas em 12 cidades brasileiras.
Com mais de 26 mil árvores reflorestadas e 296 toneladas de material reciclado, a Papelito tem como objetivo envolver empresas, governos e a sociedade na busca por soluções sustentáveis. A ação, chamada de Dia V, acontecerá no dia 24 de fevereiro e contará com a presença de voluntários nas 12 cidades participantes simultaneamente.
As cidades que receberão a ação são: Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Curitiba (PR), São Paulo e Ilhabela (SP), e Ilha do Mel (PR). Durante o Dia V, serão realizados plantio de mudas e limpeza de praias, lagos, parques e até do fundo do mar.
Além das atividades de limpeza e plantio, a Papelito também promoverá ações de distribuição gratuita de bituqueiras descartáveis e sementes, como parte do plano de conscientização da preservação do meio ambiente. A marca já promoveu mutirões de plantio de mudas e limpeza em diversas áreas naturais, além de divulgar conhecimentos sobre sustentabilidade por meio de workshops online e conteúdos nas redes sociais.
De acordo com Chrystian Sarkis, CEO e fundador da Papelito, a empresa busca soluções e materiais que causem o mínimo de impacto no meio ambiente, desde a separação de resíduos até o uso de energia renovável. O Dia V é uma forma de convocar o público e parceiros da marca a fazerem parte da ação como voluntários.
Um dos principais projetos da Papelito é o plantio de 100 mil árvores na Amazônia, que está sendo realizado desde 2012 e tem previsão de ser concluído até 2027. Até o momento, já foram plantadas mais de 26 mil árvores. A empresa destaca que a sustentabilidade está presente em todas as etapas de seus processos, desde a elaboração dos produtos até planos futuros.
Para participar do Dia V, basta se inscrever pelo Sympla, no link correspondente à sua cidade. A ação é uma oportunidade para que o público em geral coloque a mão na massa e contribua para a conscientização ambiental.
A Papelito conta com a parceria de influenciadores, ONGs e Institutos, como a Limpa Brasil, que atuará em 10 cidades, a Sea Shepherds, responsável pela limpeza no fundo do mar em Ilhabela, e a Ecolocal, que ficará à frente do mutirão na Ilha do Mel. A marca também disponibilizou um mini documentário sobre o plantio na Amazônia, para inspirar mais pessoas a se engajarem na preservação do meio ambiente.
A conscientização ambiental é fundamental para combater os problemas relacionados à poluição, desmatamento, extinção de espécies e emergência climática. Iniciativas como o “Fevereiro Verde” da Papelito contribuem para a construção de um futuro mais sustentável, envolvendo empresas, governos e a sociedade na busca por soluções e ações concretas em prol do meio ambiente.