Abertura de trilha de abelhas nativas sem picada em Salvador.

Salvador abelhas

Salvador inaugura trilha de abelhas nativas sem ferrão

A cidade de Salvador, na Bahia, acaba de inaugurar um Meliponário Municipal em seu Jardim Botânico. O projeto, chamado de “A Trilha das Abelhas”, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e tem como objetivo conscientizar o público sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e a produção de alimentos.

O meliponário abriga dez caixas de abelhas de cinco espécies nativas da Mata Atlântica. O espaço estará aberto para visitação pública durante o horário de funcionamento do parque, das 8h às 17h. Além disso, haverá um agendamento especial para escolas, com o acompanhamento de um técnico que guiará os visitantes e explicará todos os detalhes sobre as abelhas.

O lançamento da “Trilha das Abelhas” contou com a presença do nutricionista e apicultor Daniel Cady, dono de uma criação de mais de 300 mil abelhas. Para ele, o contato com as abelhas é terapêutico e é fundamental promover uma alfabetização ecológica para reconectar as pessoas com a natureza. Muitas vezes, desconhecemos a importância das abelhas, e é necessário preservar e divulgar esse conhecimento de forma coletiva.

Salvador já vem desenvolvendo iniciativas para incentivar a criação de abelhas nativas sem ferrão. Desde 2020, a prefeitura tem espalhado meliponários em hortas comunitárias urbanas, visando aumentar a produção de espécies vegetais por meio da polinização e evitar a extinção das abelhas nativas. Uma das espécies beneficiadas é a Uruçu, típica da região Nordeste, que sofre com o desmatamento e o uso de agrotóxicos.

Os meliponários são estruturas formadas por caixas onde as colônias de abelhas são criadas. Cada meliponário possui capacidade para mais de 350 abelhas e conta com medidas de proteção para garantir o bem-estar dos insetos. Além disso, as caixas recebem cuidados de limpeza e são envolvidas por fitas adesivas para manter a temperatura. Elas também têm camadas protetoras de geoprópolis, uma mistura de barro e própolis produzida pelas abelhas. O mel produzido fica armazenado como reserva alimentar para as próprias abelhas dentro da caixa.

A inauguração da Trilha das Abelhas em Salvador é mais um passo importante para a preservação desses insetos tão fundamentais para o equilíbrio do ecossistema e a produção de alimentos. Espera-se que iniciativas como essa inspirem outras cidades a adotarem medidas semelhantes, contribuindo para a proteção das abelhas nativas e a conscientização ambiental.

Imagem 1: O espaço abriga dez caixas de abelhas de cinco espécies nativas da Mata Atlântica. [Foto: Bruno Concha | Secom PMS]

Imagem 2: Uruçu-nordestina. [Foto: Dayse Euzébio]

Imagem 3: Os meliponários são estruturas formadas por caixas onde as colônias de abelhas são criadas. [Foto: Bruno Concha | Secom PMS]

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]