Abandono domina ciclovia da Avenida Linda em Rio das Ostras

Falta de manutenção é evidente: buracos, falta de pintura e piso irregular tornam o tráfego perigoso para ciclistas e pedestres

Reforma da ciclovia da Avenida Linda é prometida pela Prefeitura de

A ciclovia da Avenida Linda, em , que deveria ser um exemplo de infraestrutura segura e bem cuidada, está em estado de total abandono. A falta de manutenção é evidente: buracos, falta de pintura e piso irregular tornam o tráfego perigoso para ciclistas e pedestres. As barras de proteção de concreto estão quebradas, algumas foram arrancadas e outras apresentam rachaduras preocupantes, aumentando o risco de acidentes.

A paisagem, que poderia ser digna de um cartão postal com barcos coloridos e pássaros à beira do canal, é manchada pela negligência visível em cada trecho da via. Os frequentadores da ciclovia, especialmente na área que dá acesso à Boca da Barra, relatam ainda o desaparecimento de uma estátua de um anjo que embelezava o local. Não se sabe se a peça foi furtada ou vandalizada. Os quiosques ao longo da ciclovia também estão em péssimo estado de conservação, oferecendo riscos aos usuários.

A situação desperta a insatisfação de moradores e visitantes, que lamentam o descaso com um espaço que deveria ser de lazer e segurança. A ausência de lixeiras contribui para a poluição e degradação ambiental da área.

Diante desse cenário de abandono, a Prefeitura de Rio das Ostras se pronunciou sobre as medidas que serão tomadas para resolver esses problemas. Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação Social, estão previstas para o mês de julho obras de reparo e manutenção ao longo da Avenida Linda, a cargo da Secretaria de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas.

Em relação ao furto da escultura, a responsabilidade passou a ser das autoridades policiais, após o registro de um Boletim de Ocorrência realizado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura. Já os quiosques, que são bens públicos da municipalidade, serão objeto de um procedimento licitatório ainda este ano. Após a assinatura do termo de permissão, a manutenção e realização de obras nos referidos quiosques ficarão a cargo dos futuros permissionários.

Além disso, a partir da próxima segunda-feira, dia 17 de junho, será iniciado o trabalho de reposição de papeleiras danificadas e instalação de novas em toda a cidade, incluindo a Avenida Linda.

É importante destacar que a ciclovia da Avenida Linda é uma importante via de acesso para ciclistas e pedestres, além de proporcionar um espaço de lazer e contemplação da paisagem. Portanto, a falta de manutenção e conservação desse local compromete a segurança e o bem-estar de quem utiliza essa via.

É fundamental que as autoridades competentes intensifiquem os esforços para garantir a devida manutenção e recuperação da ciclovia, buscando oferecer um ambiente seguro e agradável para os usuários. Além disso, é importante que a população também contribua, utilizando de forma consciente e responsável esse espaço público.

A ciclovia da Avenida Linda é um patrimônio da cidade de Rio das Ostras e deve ser cuidada e valorizada por todos. É necessário que todos os cidadãos, poder público e sociedade civil, estejam engajados na preservação desse importante espaço de acesso e lazer.

O Guia Região dos Lagos continuará acompanhando o desenvolvimento desse caso e trazendo informações sobre as ações tomadas pelas autoridades competentes para solucionar os problemas na ciclovia da Avenida Linda em Rio das Ostras.

Ciclovia abandonada em Rio das Ostras – Foto: Douglas Smmithy

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]