Missão privada leva tripulação europeia para Estação Espacial Internacional
Uma tripulação totalmente europeia, incluindo o primeiro astronauta da Turquia, está pronta para partir rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) em uma missão com a empresa americana Axiom Space.
Em um momento em que os países com ambições espaciais estão cada vez mais recorrendo ao setor privado, a tripulação de quatro membros da Axiom Mission 3 (Ax-3) ocupará uma cápsula SpaceX Crew Dragon que será acoplada à parte superior de um foguete Falcon 9.
O lançamento, o terceiro da Axiom, estava previsto inicialmente para a quinta-feira, mas foi adiado por 24 horas até a sexta-feira à 00h49, horário da Turquia (18h49 de quinta-feira, horário de Brasília). O lançamento ocorrerá no Centro Espacial Kennedy, no estado da Flórida (sudeste) e marca uma nova era de oportunidades para que os países se juntem à comunidade espacial internacional, segundo Derek Hassmann, chefe de integração e operações de missões da Axiom Space.
Antigamente, as viagens espaciais eram privilegiadas apenas para os programas governamentais, com a liderança principalmente da NASA, dos Estados Unidos, e da Roscosmos, da Rússia. No entanto, nos últimos anos, houve um crescimento significativo das empresas privadas no setor espacial, como a SpaceX e a Blue Origin, que estão investindo em tecnologia e desenvolvimento de espaçonaves.
Com a Axiom Space, não é diferente. A empresa americana está focada em fornecer acesso à Estação Espacial Internacional para missões comerciais, pesquisa e desenvolvimento de habitats espaciais. A parceria com a SpaceX tem sido essencial para o sucesso dessas missões.
Além da Axiom, outras empresas privadas também têm planos ambiciosos na área espacial. A SpaceX, por exemplo, tem como objetivo levar astronautas à Lua e a Marte, além de lançar milhares de satélites para fornecer acesso à internet em todo o mundo. Já a Blue Origin, do fundador da Amazon, Jeff Bezos, está se preparando para realizar voos turísticos ao espaço.
Com o aumento do envolvimento do setor privado no espaço, surgem novas oportunidades para países que antes não tinham programas espaciais bem estabelecidos. No caso da Turquia, por exemplo, esta será a primeira vez que o país enviará um astronauta ao espaço. O turco Ersin Akın fará história como o primeiro astronauta turco a visitar a Estação Espacial Internacional.
Essa nova era espacial, com a participação de empresas privadas, também tem como objetivo expandir a fronteira do conhecimento humano e permitir que mais pessoas tenham acesso ao espaço. Os voos turísticos ao espaço estão se tornando uma realidade, com empresas como a Virgin Galactic, de Richard Branson, e a SpaceX já tendo vendido passagens para voos suborbitais.
Com o avanço das tecnologias e a participação do setor privado, espera-se que a exploração espacial se torne mais acessível e que mais países e pessoas tenham a oportunidade de participar dessa jornada rumo ao desconhecido.
Fonte: Guia Região dos Lagos
Imagem: