Troca de vidro por dinheiro de volta em Ermelino Matarazzo

ponto de coleta de vidro e recicláveis em Ermelino Matarazzo

Um novo ponto de coleta de vidro e materiais recicláveis foi instalado em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo, em parceria com a empresa Owens-Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro. Nesse local, os moradores da região poderão trocar seus resíduos por cashback, uma forma de incentivar a reciclagem e a sustentabilidade.

A iniciativa, realizada em parceria com a Coletando, especialista no mercado de logística reversa e inclusão de catadores, visa impulsionar a cadeia de reciclagem na região. Além do vidro, outros materiais como plástico, papel/papelão e metais também podem ser entregues no ponto de coleta. Esses resíduos serão encaminhados para a Coletando, que dará a eles a correta destinação, contribuindo para a geração de renda.

A reciclagem de vidro é de extrema importância, pois esse material é totalmente reciclável e pode ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perdas. Além disso, a cada tonelada de vidro reciclado, deixa-se de ocupar 0,8 m³ em aterros para resíduos sólidos e evita-se a extração de 1,2 toneladas de matérias-primas virgens. O vidro reciclado também contribui para a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2), tendo em vista que a cada seis toneladas de vidro reciclado, deixam-se de emitir cerca de uma tonelada desse gás.

O objetivo desse ponto de coleta é não apenas aumentar a reciclagem de vidro e outros materiais na região, mas também promover a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis e cooperativas. Por meio de soluções tecnológicas inovadoras de logística reversa, a Coletando busca valorizar o trabalho desses profissionais, oferecendo condições dignas e garantindo transparência e eficiência em cada etapa do processo de coleta, separação e destinação correta dos resíduos.

Para participar desse programa, os moradores devem entregar as embalagens pós-consumo limpas e separadas por tipo. Em troca, eles recebem um valor em dinheiro, que varia de acordo com o tipo de material e o peso entregue. Ao se cadastrar, acumulam saldo em material entregue e recebem um cartão. A partir das próximas entregas, o pagamento pode ser feito pelo cartão ou por pix.

No entanto, vale ressaltar que nem todos os tipos de vidro são recicláveis. É importante se informar sobre quais embalagens de vidro podem ser recicladas corretamente. Além disso, é fundamental seguir cuidados simples para garantir uma reciclagem eficiente do vidro.

Atualmente, o Brasil recicla apenas 23% das 1,3 milhões de toneladas de vidro produzidas anualmente. Há a falta de estruturas e políticas públicas voltadas para a coleta seletiva, além do descarte doméstico incorreto, que pode dificultar a reciclagem e causar acidentes aos profissionais da coleta.

Com a implementação desse ponto de coleta em Ermelino Matarazzo, espera-se aumentar a taxa de reciclagem de vidro e outros materiais na região, contribuindo para a preservação do meio ambiente, a geração de renda e a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis e cooperativas. A iniciativa também busca conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e do consumo consciente, promovendo a cultura da sustentabilidade.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]