Bolsonaro compara Lula a Fidel por declaração sobre governador comunista.

Bolsonaro compara Lula a Fidel por fala sobre Dino comunista

Bolsonaro compara Lula a Fidel por fala sobre Dino comunista

O ex-presidente Jair Bolsonaro criticou o discurso em que Lula comemorou a aprovação de Flávio Dino pelo Senado para assumir a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal.

Durante evento em Brasília, na quarta-feira, 14, o petista disse estar feliz por conseguir colocar “pela primeira vez na história do país, um ministro comunista” na Corte. Bolsonaro disse na sexta-feira, 15, durante evento na Assembleia Legislativa do Paraná, que a fala de Lula lembra o discurso do ex-ditador cubano Fidel Castro.

“A gente vê agora a alegria dele, diz que está feliz que colocou um comunista. Me lembro dos discursos do Fidel Castro. Os caras sempre lutam pelo poder. Roubar a liberdade é a mais importante cartada deste povo”, afirmou o ex-presidente.

Bolsonaro também defendeu seu governo e suas posições durante a pandemia de Covid. Disse ainda que “não dá para comparar” Paulo Guedes ao atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e criticou o número de ministros no governo petista.

“38 ministérios. Nem ele [Lula] sabe o nome de uma dúzia”, acrescentou.

Flávio Dino

Dino foi filiado ao PCdoB de 2006 a 2021. No período, ele foi eleito deputado federal e, por duas vezes, governador do Maranhão. Hoje, é filiado ao PSB, pelo qual se elegeu senador em 2022.

Quando integrava o PCdoB, Dino declarou em várias ocasiões à imprensa sua idolatria do comunismo. Em entrevista à TV Brasil em abril de 2015, ele disse que, enquanto “socialista, comunista e marxista”, fazia “o que Lenin recomendava”.

Em janeiro daquele ano, no primeiro mês de seu primeiro mandato no Executivo do Maranhão, o então governador disse: “Sou comunista, graças a Deus”.

Em razão do recesso do Poder Judiciário, Dino tomará posse em 22 de fevereiro.

Análise e comentário

Bolsonaro mais uma vez expressou sua discordância com a nomeação de um ministro comunista para o Supremo Tribunal Federal. Ele comparou a fala de Lula com os discursos de Fidel Castro, ex-ditador cubano, e criticou a postura do petista em relação ao governo brasileiro.

Enquanto Lula comemora a conquista de colocar um representante do comunismo na mais alta instância judicial do país, Bolsonaro enfatiza a importância da liberdade e afirma que o poder é usado para roubar a liberdade do povo.

Além disso, o ex-presidente defendeu seu governo e suas ações durante a pandemia de Covid, ressaltando a diferença entre o ministro da Fazenda Paulo Guedes e o atual ministro Fernando Haddad. Ele também criticou o número de ministros no governo petista, destacando o excesso de 38 ministérios.

Quanto a Flávio Dino, que foi aprovado pelo Senado para assumir a vaga no STF, ele já foi filiado ao PCdoB e declarou ser comunista em diversas ocasiões. Sua posse está agendada para fevereiro do próximo ano.

Imagens

Inserir as imagens do texto original aqui usando código HTML:


Jair Bolsonaro

Lula
Lula comemorando a aprovação de Flávio Dino

O texto original foi publicado no Plantão Guia Região dos Lagos.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]