Usuário denuncia de Atendentes se passam pela Anatel para fazer clientes mudarem de plano
Uma prática ilícita envolvendo funcionários ou terceirizados das operadoras de telefonia Oi e Claro veio à tona com a divulgação de uma thread no Twitter. A denúncia partiu do usuário Jéferfon Menezes (@JefinhoMenes), que relatou ter sido vítima de um golpe do falso atendente da Anatel.
De acordo com Jéferfon, tudo começou quando ele entrou em contato com a Oi para reclamar de problemas na conexão da internet. Porém, ao invés de resolverem o seu problema, ele começou a receber ligações com uma gravação perguntando se o problema tinha sido resolvido e oferecendo um suposto suporte.
No início, foi sugerido a Jéferfon que ele trocasse de plano de internet da Oi. Porém, posteriormente, ele começou a receber chamadas de uma atendente que se identificava como representante da Anatel, mas que na verdade estava tentando convencê-lo a mudar para a Claro.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) esclareceu em comunicado que não entra em contato com consumidores para recomendar ou determinar a troca de prestadoras de serviço. Além disso, afirmou que o assunto está sendo analisado e que já oficiou tanto a Oi quanto a Claro sobre o caso.
A Anatel também informou que, em sua página com informações sobre cuidados contra fraudes, orienta seus clientes a utilizarem apenas os canais oficiais de comunicação, como o telefone 1331, o serviço de atendimento via internet para registro de reclamações ou pessoalmente, em unidades na capital dos estados.
O que chama a atenção nesse golpe é que Jéferfon suspeita da existência de um esquema entre funcionários das operadoras. Ele acredita que pessoas de dentro da Oi estariam vendendo dados de clientes com problemas de conexão para representantes da Claro, com o objetivo de “tomar” clientes das concorrentes.
A prática de se passar por um funcionário da Anatel é extremamente grave, pois além de enganar os consumidores, pode prejudicar a imagem da agência reguladora. É importante que os clientes estejam sempre atentos e desconfiem de qualquer ligação que solicite informações pessoais ou recomende mudanças de operadora.
A Anatel reforça que, em caso de problemas com os serviços de telecomunicações, os consumidores devem entrar em contato diretamente com as operadoras ou utilizar os canais oficiais de comunicação da agência.
Fonte: Guia Região dos Lagos