Araruama: Casa Creche inaugura nova unidade no bairro Rio do Limão
Projeto da Prefeitura de Araruama visa ampliar a rede de atendimento na Educação Infantil
A Prefeitura de Araruama, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implementou o projeto “Casa Creche” com o objetivo de ampliar a rede de atendimento aos alunos da Educação Infantil no município. Nesta quinta-feira (9), foi inaugurada mais uma unidade do programa no bairro Rio do Limão. O projeto já conta com 47 núcleos de ensino em toda a cidade.
Em média, 750 estudantes da rede pública municipal, com idade entre 2 anos e 3 anos e 11 meses, são beneficiados pelo projeto. Cada unidade é equipada para atender até 15 alunos, oferecendo um ensino de qualidade.
Além do ensino, as crianças também recebem uniformes completos de verão e inverno, kit escolar com todos os materiais necessários, praticam atividades de recreação e recebem uma alimentação balanceada, elaborada e supervisionada pela equipe de Nutrição.
A prefeita Livia de Chiquinho destacou a importância do projeto para a cidade e ressaltou os benefícios gerados. “É um projeto extraordinário de geração de trabalho e renda, que oportuniza aquelas professoras que antes estavam desempregadas. Hoje, elas têm na sua casa um núcleo de atendimento da educação infantil, que permite principalmente que as mães possam estar inseridas no mercado de trabalho”, afirmou.
Na cerimônia de inauguração, a prefeita também anunciou outros projetos futuros na área da Educação, como a construção de uma nova escola 100% ecológica no bairro XV de Novembro e a nova Escola Bilíngue de Tempo Integral com Orientação em Gastronomia e Hotelaria.
A nova unidade da Casa Creche está localizada na Rua Almirante Gonçalves, n.º 95, no bairro Rio do Limão. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
Compromisso com a Educação Infantil
O projeto “Casa Creche” é uma iniciativa da Prefeitura de Araruama para garantir o acesso à educação de qualidade desde os primeiros anos de vida das crianças. A ampliação da rede de atendimento na Educação Infantil é uma das prioridades do município, que busca oferecer uma estrutura adequada e profissionais capacitados para auxiliar no desenvolvimento integral das crianças.
Com a implementação das casas creche, as crianças têm a oportunidade de iniciar sua jornada escolar em um ambiente acolhedor e seguro, onde recebem todo o suporte necessário para seu aprendizado. Além das atividades pedagógicas, as crianças são estimuladas a participar de brincadeiras, exercícios físicos e recebem uma alimentação saudável e balanceada.
O programa tem sido um sucesso e tem contribuído para a inclusão das crianças na vida escolar e para o fortalecimento dos vínculos familiares. Além disso, as casas creche também geram emprego e renda para as professoras, que antes estavam desempregadas.
Próximos projetos na área da Educação
A ampliação e melhoria da estrutura escolar são compromissos da Prefeitura de Araruama. Além da inauguração da Casa Creche no bairro Rio do Limão, estão sendo planejados outros projetos na área da Educação para atender as demandas do município.
Um dos projetos é a construção de uma nova escola 100% ecológica no bairro XV de Novembro. A escola terá um modelo sustentável, buscando preservar o meio ambiente e promover a consciência ambiental entre os estudantes. Serão utilizadas técnicas de construção sustentável, como captação de água da chuva, iluminação natural e reutilização de materiais.
Outro projeto é a nova Escola Bilíngue de Tempo Integral com Orientação em Gastronomia e Hotelaria. A escola oferecerá uma formação completa, incluindo o ensino de inglês, além de proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprender sobre as áreas de gastronomia e hotelaria desde cedo.
Com esses projetos, a Prefeitura de Araruama reafirma seu compromisso com a Educação e busca oferecer cada vez mais oportunidades e qualidade de ensino para os alunos do município. Através de iniciativas inovadoras, como o projeto “Casa Creche”, a cidade avança no setor educacional e investe no futuro de suas crianças.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos