Mutirões de vacinação antirrábica serão realizados em São Pedro da Aldeia
A prefeitura de São Pedro da Aldeia, no estado do Rio de Janeiro, realizará mutirões de vacinação antirrábica em seis bairros da cidade. Os mutirões ocorrerão na próxima segunda-feira, dia 30, das 9h às 14h, em locais específicos.
Os mutirões terão início na UBS São Mateus, onde as equipes de saúde aplicarão as doses da vacina contra a raiva animal em cães e gatos. Para participar, os proprietários dos animais devem levar a carteirinha de vacinação animal para que seja atualizada com as informações do lote e validade do imunizante.
É importante destacar que as vacinas serão liberadas apenas para maiores de 18 anos e deverão ser armazenadas em compartimentos com gelo suficiente para conservação. A aplicação da vacina deverá ser feita em casa e imediatamente.
Confira abaixo o cronograma completo dos mutirões de vacinação antirrábica:
– 30/10 (segunda-feira) – Esf. São Mateus: Rua Manoel Antônio Junior, s/nº. São Mateus
– 31/10 (terça-feira) – UBS Recanto do Sol: Rua Sérgio Ferreira Nunes, 12, Recanto do Sol
– 01/11 (quarta-feira) – UBS Rua do Fogo: Rua Jairo Azevedo, s/nº, Rua do Fogo
– 06/11 (segunda-feira) – ESF Flexeira, Rua da Adutora s/nº, Flexeira
– 07/11 (terça-feira) – Praça do Bairro Flexeira
– 08/11 (quarta-feira) – Praça do Bairro Baleia
– 09/11 (quinta-feira) – UBS Mossoró, Rua Ramiro Antunes, s/n°, Mossoró
A Secretaria de Saúde orienta que o volume inoculado será de 1ml para cães e gatos acima de 3 meses de idade. Fêmeas gestantes ou amamentando não podem ser vacinadas. Além disso, é responsabilidade dos proprietários conter os animais durante a vacinação e garantir que estejam utilizando coleira ou guia.
Gatos devem ser transportados preferencialmente em caixas apropriadas, e a presença de crianças menores de 18 anos como condutores dos animais não é permitida nos postos de vacinação fixos ou volantes.
Por fim, é importante ressaltar que animais demasiadamente estressados, agressivos, em período pós-cirúrgico ou debilitados não poderão ser vacinados.
Fonte: Plantão Guia Região dos Lagos