Maricá convoca mais 80 aprovados no concurso público da Guarda Municipal
A prefeitura de Maricá está convocando mais 80 candidatos aprovados no concurso público para a Guarda Municipal. Com essa convocação, o número de agentes da corporação alcançará 469, representando um aumento de mais de 20%.
O anúncio foi feito pelo prefeito Fabiano Horta, na sede da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), localizada no Parque Eldorado.
Os novos agentes irão reforçar o patrulhamento em diversas áreas da cidade, como escolas, controle urbano, fiscalização de trânsito e prevenção de crimes. O objetivo é proporcionar maior segurança para os moradores e turistas.
Em 2019, o concurso público ofereceu 200 vagas, além de cadastro de reserva. Após a posse, os aprovados participarão de um Curso de Formação Profissional, com duração de três meses, envolvendo aulas práticas e teóricas.
A convocação dos novos servidores é considerada fundamental para atender ao crescimento populacional e às demandas de ordenamento urbano da cidade. O comandante da Guarda Municipal de Maricá, Carlos Eduardo dos Santos, destaca que esses agentes irão reforçar o trabalho que já vem sendo realizado, garantindo a segurança da população e do patrimônio público.
A valorização da Guarda Municipal é uma prioridade da prefeitura de Maricá. Foram estabelecidos benefícios como o Regime Adicional de Serviço (RAS), que permite aos agentes trabalharem voluntariamente em seu horário de folga, e um adicional de periculosidade de 100% para a categoria. Além disso, a frota foi ampliada com a aquisição de 25 novas viaturas e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) adquiriu 188 novas câmeras de segurança.
A Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop) continua empenhada em ampliar o efetivo da Guarda Municipal. No ano passado, o número de agentes aumentou de 175 para 389, um aumento de 121%. Os agentes também receberão uma nova cédula de identidade funcional, válida em todo o território nacional, a partir de 2023.