Na última quinta-feira (14), a Prefeitura de Araruama reuniu voluntários e autoridades locais para a campanha Lixo Zero – Araruama Limpa. A caminhada de limpeza começou na Praia do Vargas pela manhã com a coleta de dezenas de sacos de lixo contendo garrafas plásticas, vidro, borracha e metal. Bicicletas danificadas e até mesmo pneus e televisores quebrados foram arrastados da areia.
“Nós que somos guarda-vidas sempre tropeçamos em caco de vidro, prego enferrujado, lata de cerveja e muitos outros objetos jogados nas areias. Quando estamos correndo para fazer o salvamento temos que ter o dobro de atenção, é um perigo. Lugar de lixo é na lixeira, não nas praias”, conta Luiz Carlos, guarda-vidas há 24 anos na cidade que elogia a iniciativa para conscientizar o município.
O plástico é responsável por 70% do lixo encontrado no mar brasileiro, e tem um impacto ambiental tão grave quanto qualquer outro material descartado no meio ambiente. Segundo levantamento da Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o isopor é listado como o segundo resíduo mais descartado de forma não intencional, respondendo por 10%.
A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sellix Ambiental, Inea (Instituto Nacional do Meio Ambiente), Concessionária Águas de Juturnaíba e COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente de Araruama). Limpou e instalou painéis informativos ao redor da principal área de praia do distrito de Praia Seca.
Entre os voluntários na ação estiveram presentes Claudio L. Barreto (Secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca de Araruama), Ana Paula Rodriguez, (Superintendente de Ambiente da Secretaria de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca do município), Carlos Gontijo (Diretor da Águas de Juturnaíba), Ian Antunes ( Analista de Sustentabilidade da Águas de Juturnaíba), Caroline Fernandes (Líder de QSSMAS da Águas de Juturnaíba) entre dezenas de munícipes preocupados com o meio ambiente.