Um grande motivo de orgulho para população da cidade de Búzios, a Praia do Forno recebeu oficialmente neste última sexta-feira o selo Bandeira Azul, importante selo internacional concedido à praias e marinas que se destacam em boas práticas ambientais.
A campanha visa premiar as praias que vão hastear a bandeira azul para a época 2022/2023. O evento contou com a presença do Ministro do Ambiente, gestores de praias, marinas e representantes de todas as cidade premiadas do país.
Segundo Evanildo Nascimento, secretário de Meio Ambiente de Armação de Búzios, a cidade está há muitos anos na fase piloto do programa Bandeira Azul e agora, pela primeira vez, recebeu o selo de qualidade, maior prêmio de gestão ambiental do o mundo. Ele atribuiu a vitória à campanha de educação ambiental realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.
Para receber o selo Bandeira Azul, é preciso cumprir uma série de padrões com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser cumpridos, mantidos e demonstrados a cada ano. O principal objetivo do programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, os empresários náuticos e os gestores públicos sobre a necessidade de proteger o meio ambiente marinho e costeiro, incentivando ações com foco na qualidade e na proteção ambiental.
Na região dos lagos, a Praia de Itaúna, em Saquarema também recebeu este ano a certificação da Bandeira Azul pela primeira vez este ano.