Maricá: Polícia detém grupo na Praia de Itacoatiara, em Niterói

Polícia prende grupo na Praia de Itacoatiara, em Niterói | Enfoco

“`html


Suspeitos foram localizados na areia da Praia de Itacoatiara
| Foto: Quintanilha Filho

Na última quarta-feira, dia 22, policiais do 12º Batalhão da Polícia Militar, com a assistência do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), prenderam quatro indivíduos na Praia de Itacoatiara, situada na Região Oceânica de Niterói. Eles estavam envolvidos no roubo de um veículo Gol branco, que havia sido furtado em São Gonçalo.

Graças a informações que circularam via rádio, indicando que o carro estava se deslocando em direção a Niterói, os guardas municipais iniciaram o monitoramento do automóvel. O Gol foi encontrado na praia, onde os suspeitos foram detidos.

O proprietário do veículo revelou aos agentes de segurança que havia adquirido o carro há apenas 15 dias pelo valor de R$ 15 mil. Os homens foram levados para a 81ª Delegacia de Polícia (Itaipu) e responsabilizados pelo crime de receptação.

Ocorrência similar em Maricá

Em outra situação que aconteceu na mesma quarta-feira, policiais do 12º BPM recuperaram um carro suspeito de estar associado a um sequestro relâmpago na comunidade conhecida como Risca Faca, em .

A denúncia foi recebida pelo CISP através do WhatsApp, e, logo em seguida, os guardas municipais consultaram os dados sobre o veículo no sistema e transmitiram as informações ao programa Segurança Presente.

Essas duas situações, que envolveram veículos roubados, resultaram na prisão dos suspeitos e na recuperação dos automóveis, sendo tudo isso possível devido ao Sistema de Cercamento Eletrônico do CISP, que é pertencente à Prefeitura de Niterói. Esse sistema é eficaz na identificação de automóveis furtados ou roubados, mesmo que sejam provenientes de cidades diferentes, quando estes passam por Niterói.

Sistema de Cercamento Eletrônico

Desde que o Sistema de Cercamento Eletrônico foi implementado, em 2019, a Prefeitura de Niterói já recuperou mais de 580 veículos que foram roubados, clonados ou que estavam envolvidos em atividades criminosas, sendo que 134 desses casos ocorreram apenas em 2024.

Este sistema opera ininterruptamente e é composto por 120 câmaras inteligentes que conseguem ler partes de placas de veículos, identificar cores e realizar cruzamento de informações com sistemas de outros estados do Brasil.

A utilização dessa tecnologia tem se mostrado um recurso essencial no combate ao crime, permitindo que guardas municipais e forças de segurança façam um monitoramento eficiente de veículos que foram furtados. No caso do Gol que foi furtado em São Gonçalo, o trabalho de rastreamento feito pelo CISP possibilitou a detenção dos suspeitos antes que o veículo fosse utilizado em outras ações ilegais.

Além disso, no incidente que envolveu o carro relacionado ao sequestro relâmpago, a combinação de inteligência artificial com a integração de outros programas de segurança foi vital para o êxito da operação.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]