“`html
Iniciativa de Inclusão Digital em Saquarema
A administração municipal de Saquarema, em colaboração com a Casa Brasil, lançou o projeto EPES+40 Tech, que tem como meta combater o analfabetismo digital entre os moradores com idade superior a 40 anos. As aulas estão sendo realizadas na Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema (EPES), situada no Fly Shopping, em Bacaxá. O foco do projeto é ensinar o uso de ferramentas tecnológicas, programação e noções de empreendedorismo.
Com uma oferta total de 300 vagas ao longo do ano, o programa visa preparar adultos e idosos para as exigências do mundo digital moderno, capacitando-os tanto para o cotidiano como para o mercado de trabalho. A aula inaugural ocorreu nesta semana e contou com a presença da prefeita Lucimar Vidal, que enfatizou a relevância da iniciativa para a inclusão tanto tecnológica quanto social.
“Sinto uma grande alegria em compartilhar este momento. O avanço da tecnologia não deve deixar ninguém para trás. Por isso, estabelecemos o EPES+40 Tech, que atenderá pessoas que, muitas vezes, são excluídas do mercado de trabalho pela falta de acesso às ferramentas digitais. Nosso propósito é fornecer uma educação que promova a inclusão dessas pessoas nas novas realidades tecnológicas”, declarou a prefeita Lucimar Vidal.
O projeto faz parte de uma contrapartida social da Casa Brasil para o município e objetiva fornecer habilidades essenciais em um mundo cada vez mais digital. Além de instruir sobre o uso de dispositivos e plataformas, a proposta se concentra em promover a inclusão digital e ampliar as oportunidades de comunicação, aprendizado e empreendedorismo para os residentes da cidade de Saquarema.
As inscrições estão abertas para todos os indivíduos com mais de 40 anos que desejam aprender sobre tecnologia. Para garantir a participação, os interessados devem entrar em contato com a secretaria da Escola de Programação de Saquarema, onde mais informações estarão disponíveis.
A importância dessa iniciativa se dá em um momento em que a tecnologia se torna cada vez mais presente em nossas vidas e em diversos setores de atividades econômicas. Proporcionar um espaço para que adultos e idosos possam desenvolver suas habilidades digitais não só ampliará suas chances de inclusão no mercado de trabalho, como também enriquecerá suas experiências pessoais no uso da tecnologia diária.
A iniciativa também busca criar um ambiente onde esses participantes possam trocar experiências e construir uma rede de apoio e amizade, fundamental em qualquer processo de aprendizado. A interação e colaboração entre os alunos contribuirão para um aprendizado mais dinâmico e efetivo, refletindo no desenvolvimento de competências essenciais para a vida moderna.
Com a crescente digitalização de serviços e informações, é notável a necessidade de formação e apreensão do conhecimento relacionado às ferramentas que podem facilitar a vida cotidiana e, mais ainda, gerar oportunidades de negócios e trabalho. O projeto EPES+40 Tech pretende ser uma resposta a essa demanda, buscando inserir aqueles que muitas vezes se sentem intimidados ou excluídos deste universo tecnológico.
Investir na educação digital de adultos e idosos é um passo essencial para assegurar que todos os cidadãos possam desfrutar dos benefícios da era digital. A inclusão digital não apenas oferece novas oportunidades, mas também transforma vidas, permitindo que esses indivíduos se integrem mais plenamente na sociedade atual.
É evidente que o projeto da prefeitura de Saquarema é uma aposta em um futuro onde a inclusão e a igualdade de oportunidades sejam prioritárias. Aqueles que desejam participar e explorar o mundo da tecnologia têm agora a chance de se preparar para novos desafios, tornando-se mais autoconfiantes e capacitados diante das demandas do século XXI.
Para aqueles que residem em Saquarema e estão ansiosos para embarcar nessa jornada de aprendizado digital, este é o momento ideal para se inscrever e começar a mudança. O projeto está aberto a todos, e a prefeitura espera que muitos aceitem essa oportunidade transformadora.
“`