Vigilância Sanitária e Águas de Juturnaíba reforçam fiscalização em Araruama

Vigilância Sanitária, em parceria com Águas de Juturnaíba, intensifica fiscalização de fontes irregulares no comércio de Araruama — RC24H

Fiscalização Intensificada em Araruama para Garantir Qualidade da Água

A Vigilância Sanitária de , em uma colaboração com a concessionária Águas de Juturnaíba, está aumentando a fiscalização em estabelecimentos comerciais, incluindo restaurantes, bares e supermercados. O objetivo é verificar a qualidade da água utilizada e alertar sobre os perigos associados ao uso de fontes de abastecimento irregulares. Esta ação tem como principal meta conscientizar os comerciantes, proteger a saúde da população e assegurar que a legislação vigente seja cumprida.

As vistorias estão sendo realizadas de forma surpresa em diferentes locais da cidade. Durante as inspeções, as equipes da Vigilância Sanitária executam análises preliminares no local e, com o suporte da Águas de Juturnaíba, coletam amostras que posteriormente são enviadas a laboratórios credenciados para uma avaliação mais detalhada.

Padrões de Qualidade e Legislação

Conforme estipulado pelo novo Marco Legal do Saneamento, é obrigatório que o abastecimento público fornecido pela concessionária seja utilizado sempre que estiver disponível. Essa medida busca garantir que a água fornecida esteja em conformidade com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888. Esta portaria regulamenta aspectos cruciais como a turbidez, a cor aparente, a presença de micro-organismos e os níveis de cloro livre.

“A Vigilância Sanitária se dedica arduamente à defesa da saúde da população, assegurando a qualidade da água, dos alimentos, dos serviços de saúde e do ambiente em que habitamos. Adicionalmente, destacamos que empresas que não observam as normas sanitárias estão sujeitas a penalidades”, enfatizou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Aparecida Léres Turques.

A concessionária Águas de Juturnaíba garante que a água distribuída cumpre rigorosamente todos os critérios de potabilidade. Mensalmente, a empresa divulga relatórios de qualidade da água em seu site e fornece informações diretamente nas faturas dos clientes. Esses dados são também disponibilizados no sistema do Ministério da Saúde, garantindo total transparência para a comunidade.

Perigos Associados ao Uso de Fontes Irregulares

O uso de fontes de abastecimento irregulares, como poços artesianos e pipas, incorpora diversos riscos à saúde pública, já que pode resultar na contaminação por agentes químicos ou biológicos. A falta de um tratamento adequado pode expor a população a doenças como diarreia, Hepatite A e Leptospirose.

Com o intuito de mitigar esses riscos, a Águas de Juturnaíba enfatiza a importância do uso exclusivo da água tratada e monitorada pela concessionária. “É fundamental que as pessoas verifiquem a origem da água nos estabelecimentos que frequentam, como restaurantes e hotéis, a fim de garantir a segurança pessoal e de suas famílias. Nós, da Águas de Juturnaíba, asseguramos a qualidade da água que distribuímos e reafirmamos nosso compromisso com a saúde pública. Contamos com o apoio da Vigilância Sanitária para garantir que as normas sejam respeitadas”, afirmou Munique Tardin, gerente Comercial da concessionária.

Educação e Regularização

Além das fiscalizações, na primeira fase da ação, as equipes envolvidas oferecem orientações aos estabelecimentos sobre a utilização da água da rede pública de abastecimento. A iniciativa pretende esclarecer os comerciantes sobre a relevância da água potável para a saúde e o bem-estar de seus clientes.

As fiscalizações permanecem em andamento, com a expectativa de expandir sua abrangência e conscientizar ainda mais a comunidade sobre a importância de assegurar o consumo de água tratada e segura.

Reunião da Vigilância Sanitária com concessionária

Coleta de água para análise

É importante ressaltar que a Vigilância Sanitária continuará com essas ações, visando a proteção da saúde pública e a orientação correta sobre o uso da água, promovendo assim um ambiente mais seguro para todos os habitantes de .

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]