Maricá: quase se tornando a segunda cidade com mais obras de Oscar Niemeyer

spot_img

“`html

Maricá recebe maquetes de projetos de Oscar Niemeyer

Na última quinta-feira (9), o prefeito de , Washington Quaquá, acompanhado do secretário de Cultura e Utopias, Sady Bianchin, recebeu as maquetes dos projetos desenvolvidos pelo renomado escritório de Oscar Niemeyer. A entrega foi feita por Kadu Niemeyer, neto do arquiteto, durante um evento que contou com a presença de importantes figuras como o presidente da FINEP, Celso Pansera, e Arlen Pereira, secretário de governo da cidade.

Entre as propostas está o Aquário , que será composto por um vasto complexo de 14 mil metros quadrados, incluindo um centro de pesquisa, uma torre mirante e um auditório. As obras estão previstas para serem concluídas em até 240 dias a partir da assinatura do contrato.

Visão de Quaquá para o turismo em

O prefeito Quaquá tem grandes planos para , almejando torná-la um destino turístico de referência mundial. Além do Aquário, a administração local está empenhada em atrair visitantes através de outros projetos, como o complexo hoteleiro intitulado “Samba, Futebol e Caipirinha” e um conjunto de oito novas obras que também terão a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer, voltadas para a promoção cultural.

“Maricá se tornará a cidade que possui o maior número de obras de Niemeyer, levando em consideração as cidades do mundo, após Brasília”, destacou Quaquá, demonstrando otimismo em relação à transformação que a cidade pode vivenciar com essas iniciativas. Neste cenário, Niterói atualmente ocupa a segunda posição no ranking de cidades com mais obras do icônico arquiteto, enquanto Brasília lidera com seu acervo impressionante.

Legado de Oscar Niemeyer

As criações de Oscar Niemeyer são reconhecidas internacionalmente, com realização de projetos em diversas partes do planeta, incluindo o Brasil, França, Itália, Argélia e Nova Iorque. O legado do arquiteto transcende fronteiras e se firma como um importante testemunho da modernidade e inovação na arquitetura.

No Brasil, algumas das obras marcantes de Niemeyer incluem o Ministério da Educação e Saúde, localizado no Rio de Janeiro, e a Casa das Canoas, também na cidade maravilhosa. Além disso, são dignos de nota o Grande Hotel de Ouro Preto e o Hotel Tijuco em Diamantina, o Monumento a Tancredo Neves em Juiz de Fora, e o Memorial Carlos Drummond de Andrade em Itabira. O Conjunto Arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte, o Parque Ibirapuera em São Paulo, e o famoso Edifício Copan, também em São Paulo, estão na lista de suas criações, assim como a Catedral Metropolitana de Brasília e o Museu de Arte Contemporânea em Niterói.

Na França, Niemeyer deixou sua marca na Sede do Partido Comunista Francês localizada em Paris, bem como na sede do jornal L'Humanité em Saint-Denis. Na Itália, o arquiteto trabalhou na Sede da Editora Mondadori em Milão. Em termos internacionais, suas obras incluem a Escola de Arquitetura de Argel na Argélia e o Pavilhão Brasileiro na Feira Mundial de Nova Iorque, além da sede das Nações Unidas na mesma cidade.

Aquário Maricá será formado por um complexo de 14 mil metros com um centro de pesquisas, uma torre mirante e um auditório. A previsão é de que as obras durem até 240 dias contados a partir da assinatura do contrato. Imagem do projeto

O município de Maricá se destaca, portanto, não apenas pelas suas belezas naturais, mas também por seus investimentos em cultura e turismo, com uma visão voltada para o futuro que busca consolidar a cidade como um polo de atrações e um destino reconhecido no cenário mundial.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]