Bicicleta de plástico dos oceanos e couro de abacaxi é lançada no Brasil

Bike plastico oceanos
Bicicleta feita de plástico dos oceanos
Foto: Lev

A marca brasileira Lev, especializada em bicicletas elétricas, estabeleceu uma parceria inovadora com a Parley for the Oceans, uma renomada organização dedicada à proteção dos oceanos. O resultado desse trabalho conjunto é uma bicicleta elétrica fabricada a partir de materiais não convencionais: o Parley Ocean Plastic®, que é obtido através do reaproveitamento de resíduos plásticos coletados de áreas costeiras, e o Piñatex, um couro ecológico feito de fibras de abacaxi.

Diversas marcas de bicicletas têm se esforçado para incorporar aspectos de design que refletem um comprometimento com a sustentabilidade. Neste caso, a troca do couro convencional do assento da bicicleta pelo Piñatex exemplifica esse avanço. Esse material é leve, durável e flexível, sendo feito a partir de resíduos agrícolas, e encontra aplicação em várias áreas. A utilização desse tecido já foi ressaltada anteriormente em matérias sobre marcas de calçados como Insecta Shoes. Por outro lado, o Parley Ocean Plastic® é um plástico reciclado, elaborado a partir de resíduos plásticos coletados em oceanos e áreas litorâneas, sendo utilizado em uma gama de produtos, que vão desde vestuário e calçados até equipamentos e acessórios esportivos.

Bicicleta feita com materiais sustentáveis
Foto: Lev

Bruno Affonso, cofundador da Lev, declarou: “Sempre tivemos o desejo de realizar uma ação significativa nessa direção e, graças à parceria com a Parley, conseguimos obter um resultado interessante. Essa colaboração traz inovação para nossas bicicletas elétricas e cria uma oportunidade concreta para promover um impacto sustentável. Cada bicicleta elétrica se transforma em uma chance de transformar o plástico coletado das costas em um resultado positivo.”

O lançamento oficial da bicicleta Lev x Parley aconteceu em 1º de dezembro, na praia do Leblon, no Rio de Janeiro. Durante o evento, foram realizadas várias ações, incluindo uma pedalada simbólica e uma limpeza na praia. O evento já foi a manifestação do compromisso da marca em fazer a limpeza de 200 metros quadrados de litoral para cada bicicleta Lev x Parley vendida, além de limpar 30 metros quadrados de áreas costeiras para cada bicicleta Lev comercializada durante a duração da parceria.

Bicicleta de plástico e abacaxi

Fundada em 2012, a Parley for the Oceans atua com uma extensa rede de parceiros para aumentar a conscientização sobre a vulnerabilidade dos oceanos e combater a poluição marinha. No Brasil, a organização colabora com comunidades locais para realizar limpezas em ilhas remotas, implementar programas educacionais e promover coletivamente a conservação dos ecossistemas marinhos.

A Parley também se dedica a transformar o plástico coletado dos oceanos e substitui-lo por material reciclado. O Parley Ocean Plastic® é um produto que envolve a coleta e recuperação de plásticos descartados de regiões costeiras. Esse plástico é limpo, reciclado e transformado em novos produtos. Os plásticos podem incluir itens como garrafas de PET, sacolas plásticas e outros tipos de resíduos. Além da Lev, diversas marcas de destaque, como a Adidas, têm adotado esse material em suas coleções.

Bicicleta sustentável fabricada com materiais reciclados
Foto: Lev

Guilherme Braga, responsável pelas Colaborações da Parley Brasil, destacou que a iniciativa em conjunto possui um grande potencial transformador. “Estamos convertendo um símbolo de ameaça em um símbolo de mudança. Esta bicicleta não é apenas um produto; é uma declaração de que é possível mitigar os danos ao meio ambiente”, afirmou ele.

Além da criação da bicicleta, a Parley tem investido na formação ambiental dos colaboradores da Lev, capacitando-os e incentivando-os a se envolverem no movimento para proteger os oceanos, o clima e a vida. Com essa atuação, as duas organizações reafirmam a sua dedicação a um futuro mais sustentável e à preservação dos ecossistemas brasileiros.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]