Maricá Avança com Teste de Ônibus Híbrido Elétrico-Hidrogênio
Nesta última quarta-feira (18), ocorreu a primeira viagem de teste com passageiros a bordo do protótipo do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio, uma inovação tecnológica realizada pela prefeitura em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). A linha selecionada para essas viagens experimentais conecta os hospitais municipais Dr. Ernesto Che Guevara, localizado em São José do Imbassaí, e Conde Modesto Leal, situado no Centro da cidade. Este evento marca o início das provas com o primeiro modelo a ser testado.
O projeto dos protótipos foi idealizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), e da Empresa Pública de Transportes (EPT), em colaboração com a Coppe/UFRJ e a Tracel Industrial. O objetivo principal é promover a descarbonização da frota da EPT, que opera linhas de tarifa zero no município, modernizando a frota e tornando-a mais sustentável.
O prefeito Fabiano Horta destacou a importância dessa iniciativa, afirmando: “Este primeiro ônibus simboliza uma cidade que busca construir uma matriz limpa para sua frota. Esta pesquisa em colaboração com a UFRJ é parte de uma estratégia de Maricá para atrair empresas que desenvolvam e fabriquem esses ônibus dentro do município. Estamos contribuindo de forma significativa ao investir recursos provenientes dos royalties do petróleo em pesquisa. Nosso desejo é que a economia de Maricá se torne uma economia verde e sustentável”.
O investimento total neste projeto é de R$ 11,5 milhões, com o desenvolvimento pela equipe do Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ. Além dos dois veículos que utilizam hidrogênio como combustível (Elétrico e Hidrogênio / Etanol e Hidrogênio), há um terceiro protótipo sendo criado (Etanol e Elétrico). Atualmente, Maricá possui uma frota de 145 ônibus que operam diariamente em 42 linhas nos quatro distritos da cidade.
A proposta é que a produção dos ônibus ocorra em Maricá. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, comentou sobre os últimos sete anos de trabalho conjunto entre a prefeitura e a UFRJ, e sobre como essa tecnologia agora ganha as ruas, transportando passageiros em um ambiente de testes real. “O futuro está voltado para uma frota descarbonizada, utilizando tecnologia nacional financiada pelo município, e a montagem desses ônibus será realizada em Maricá, posicionando-nos na rota da industrialização”.
Essa iniciativa é pioneira em gestão pública no Brasil e permitirá que o município receba royalties pela patente tecnológica desenvolvida. O ônibus híbrido apresenta vantagens no que se refere à poluição, pois não emite poluentes enquanto opera, além de apresentar um aproveitamento energético muito superior se comparado a veículos movidos a combustão interna, que utilizam apenas 15% do potencial energético do combustível.
Nos próximos anos, a prefeitura priorizará projetos de iniciativas em energia limpa e sustentabilidade. Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM, ressaltou: “O ICTIM continuará a investir em inovação, com parte dos recursos voltados para setores como turismo, saúde e educação, além de outros segmentos do município que também serão beneficiados por essas inovações. A previsão é de um crescimento nos investimentos municipais, dado o conjunto de iniciativas e propostas em desenvolvimento. Esperamos que, entre 2028 e 2030, Maricá se torne uma cidade inteligente, um centro de inovação no Estado e, esperamos, no país”.
Novas rodadas de testes estão programadas para começar em janeiro de 2025. Após os testes, Maricá decidirá qual modelo de ônibus será implementado na descarbonização de sua frota municipal. O presidente da EPT, Celso Haddad, enfatizou a importância dessa ação, afirmando: “Este é mais um passo fundamental para que Maricá se torne a cidade a liderar a descarbonização do transporte coletivo de passageiros, reafirmando nosso compromisso com práticas sustentáveis e com o meio ambiente”.
Paulo Emílio Valadão Miranda, professor titular da UFRJ e presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio, explicou as vantagens do novo protótipo em relação aos veículos tradicionais movidos a combustão. “Há muitas diferenças. Primeiramente, esse ônibus não produz elementos poluentes durante seu uso. É um veículo sustentável, moderno, agradável de conduzir e emite baixo ruído, proporcionando um conforto adicional para os passageiros”, detalhou.
A primeira passageira a testar o ônibus foi Amanda Mendes, residente de Itaipuaçu. Ela embarcou no Parque Nanci e desembarcou no Terminal Rodoviário do Povo, no Centro. “Essa iniciativa é incrível e muito relevante. É essencial que tenhamos uma visão sustentável e voltada para o meio ambiente. Parabéns à nossa cidade por essa atitude”, concluiu.
Com a implementação dessas inovações, Maricá se posiciona não apenas como uma cidade que valoriza a sustentabilidade, mas também como um modelo para outras localidades, mostrando que é possível investir em tecnologia e preservação ambiental simultaneamente.