“`html
A jornalista Ludmila Lopes é premiada no Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental
A repórter Ludmila Lopes, que atua no RC24h, foi destacada como vencedora na 6ª edição do Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental com sua reportagem “Nas águas da Lagoa de Araruama, moradores buscam o sal ‘que cura'”. Este trabalho investigativo explora os efeitos terapêuticos da interação entre a natureza e os seres humanos, focando na Lagoa de Araruama, conhecida por ser a maior massa de água hipersalina permanente do planeta, com uma idade estimada entre 5 e 7 mil anos e uma alta concentração de cloreto de sódio. Sua reportagem foi a vencedora na categoria de Webjornalismo, levando para casa o troféu de 1º lugar.
A cerimônia de entrega dos prêmios, um evento que se tornou tradicional entre os profissionais de mídia da Região dos Lagos e um marco de confraternização ao final do ano, ocorreu na última quarta-feira (11), no Boteco Seu Osmar, na Rua Porto Alegre, em Cabo Frio.
Ludmila, aos 25 anos, é formada em Comunicação Social com especialização em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Com experiência como apresentadora no programa “Jovem TV Notícias” em 2021, a jornalista faz parte da equipe do RC24h há três anos e, desde julho de 2022, também atua como repórter para o “Jornal Razão” em Santa Catarina.
Em sua declaração sobre a conquista, Lopes expressou tanto alegria quanto surpresa. “Receber o 1° lugar em Webjornalismo no Prêmio Prolagos foi uma alegria imensa e, ao mesmo tempo, uma grande surpresa”, compartilhou a jovem profissional. Ela comentou que a pauta sobre a Lagoa de Araruama teve um significado especial para ela, sendo uma homenagem à sua filha, Sabrina, que é diagnosticada com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Mergulhar na água salgada proporciona serenidade à criança, e essa conexão tornou o prêmio ainda mais significativo. “Esse reconhecimento trouxe um estímulo enorme para continuar me dedicando a contar histórias que importam,” disse Ludmila.
A jornalista também expressou sua gratidão aos colegas que deram suporte na produção da reportagem. “Agradeço profundamente à doutora Apparecida e ao biólogo Mário Flavio, que desempenharam papéis essenciais com seus conhecimentos e dedicação, fazendo com que essa matéria ganhasse vida. Agradeço também à equipe do RC24h, que me apoiou desde o estágio e continua comigo nesta trajetória, além da Prolagos, que valoriza o jornalismo local”, confidenciou.
“Estou muito feliz com o resultado e com tudo que isso representa. Para ser sincera, ainda estou em êxtase. Muitas vezes pensei que não seria capaz, mas este prêmio me provou o contrário e sou imensamente grata”, finalizou a repórter.
Conheça os vencedores das outras categorias:
Jornalismo Universitário
1º lugar – Natália Siqueira l Agência Experimental da Universidade Veiga de Almeida
Fotojornalismo
1º lugar – Mariana Ricci l Folha dos Lagos
2º lugar – Téo Arrabal l Prensa de Babel.
Jornalismo Impresso
1º lugar – Maurício Mizumoto l Jornal Hora Certa
2º lugar – Cristiane Zotich l Folha dos Lagos
Rádio
1º lugar – Suellen Rodrigues l Rádio Estação 104 FM
2º lugar – Luiz Felipe Rodrigues l Rádio Costa do Sol
Mídias Alternativas
1º lugar – Fernanda Carriço l Fonte Certa
2º lugar – Glauber Ribeiro l RLagos
Webjornalismo
1º lugar – Ludmila Lopes l RC24h
2º lugar – Thaisa Azevedo l Fonte Certa
Telejornalismo
1º lugar – Radá Calisto l Record TV Interior RJ
2º lugar – Monica Chagas l Inter TV
“`