“`html
Maricá inicia a segunda edição da Mostra de Inovação Cultural e Artística
Na última quinta-feira, 28 de novembro, a Prefeitura de Maricá deu início à segunda edição da Mostra de Inovação Cultural e Artística (MICA), um evento emblemático que promete agitar o cenário cultural local e nacional. As atividades se estenderão até o próximo domingo, 1º de dezembro, no Cine Henfil, localizado no Centro da cidade. No primeiro dia do evento, foi exibido o filme “Malês”, que contou com a presença do ator e diretor Antônio Pitanga, responsável pela direção da obra. A programação deste ano é eclética, incluindo cinema, jogos, celebrações do Carnaval, e a participação de profissionais respeitados, assim como artistas locais.
A MICA é uma realização do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), através da Incubadora de Inovação Social em Cultura, em colaboração com a Secretaria de Cultura. Cláudio Gimenez, que preside o ICTIM, ressalta que a Mostra é essencial para valorizar a cultura local, promovendo um intercâmbio enriquecedor entre criadores e o público. “Ampliamos a programação deste ano para proporcionar mais oportunidades de aprendizado e troca de experiências. A parceria com a Incubadora de Inovação Social em Cultura reafirma nosso compromisso com a economia criativa, trazendo novas visões para a cidade e criando um ambiente propício à inovação e à colaboração”, afirmou Gimenez.
O ator Antonio Pitanga, conhecido por sua atuação prolífica no cinema, na tv e no teatro, pontuou a relevância dos cursos de cinema na formação de profissionais capacitados para a indústria audiovisual. “É extremamente gratificante estar em uma cidade que apoia o cinema e a cultura. Produzir ‘Malês' aqui foi uma experiência sensacional, pois recebi o suporte do prefeito, secretários e das instituições, além de trabalhar com diversos artistas negros locais”, disse o ator.
Para Tatiana Andrade, uma das funcionárias mais antigas do ICTIM e que também atuou no filme, a vivência foi ímpar. “Participar do filme foi uma experiência surpreendente, algo que eu nunca imaginei viver. É uma reflexão sobre o sofrimento pelo qual nossos antepassados, como avós e avôs, passaram. Foi extremamente emocionante”, compartilhou.
Seguindo o sucesso da primeira edição, a MICA deste ano promete atrair a comunidade maricaense, proporcionando uma verdadeira imersão em cultura, conhecimento e lazer.
“A MICA Maricá 2024 é um espaço para conexões, um convite à criatividade e a experiências inovadoras. Este é o momento em que apresentamos ao público, especialmente à população maricaense, as produções elaboradas na Incubadora. Estamos convidando todas as pessoas a embarcar nos universos da economia criativa, através do cinema, do Carnaval e dos jogos”, destaca Mariana Figueiredo, gerente-geral da Incubadora em Cultura.
O auditório do Cine Henfil será palco de seminários e palestras com profissionais de destaque nos eixos de atuação da Incubadora, abordando temas contemporâneos como distribuição e exibição cinematográfica, realidade virtual na era dos metaversos, e a intersecção entre a indústria do Carnaval e a sustentabilidade.
Além disso, serão realizadas exibições de várias Mostras de cinema: na Mostra MICA, curtas-metragens criados por estudantes de diversos estados do país competirão por prêmios e apresentarão suas produções ao grande público. Na Mostra Incuba Cine, o público atuará como júri, escolhendo seus favoritos entre as produções dos desenvolvedores da Incubadora de Inovação Social em Cultura. A Mostra Universos Brilhantes exibirá filmes que estão em cartaz nos cinemas, como “Wicked” e “A Arca de Noé”, entre outros longas confirmados.
A Tenda Criativa, localizada ao lado do Cine Henfil, oferecerá uma série de atividades promovidas pela Maricá Filmes, da área de Jogos e do Carnaval.
Na Gamezone, haverá uma área dedicada aos jogos com simuladores de montanha-russa, videogames, fliperamas, experiências de realidade virtual, assim como jogos inéditos desenvolvidos pelos criadores do eixo de jogos do projeto. Em relação ao Carnaval, os parceiros Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio e o bloco Ilê Aiyê realizarão atividades imersivas que contarão suas histórias, proporcionando ao público uma rica experiência no encantador universo do Carnaval, incluindo produção de adereços e maquiagem.
No espaço da Maricá Filmes, renomados cineastas participarão de rodas de conversa sobre diversos temas, estimulando o interesse e promovendo debates centrados nas produções da plataforma.
Sobre Malês
“Malês” é um longa-metragem com direção de Antonio Pitanga e roteiro de Manuela Dias. O filme retrata fatos históricos, abordando a Revolta dos Malês, considerada a maior insurreição organizada por africanos escravizados na Bahia no ano de 1835, levantando bandeiras contra o racismo brutal e a intolerância religiosa. A revolta mobilizou a população negra, tanto escravizada quanto libertada, que caminhou pelas ruas de Salvador em protesto contra a escravidão. Após a insurreição, que não trouxe os resultados esperados, os líderes e participantes enfrentaram severas punições, e a repressão contra a população negra no Brasil se intensificou desde então.
“`
Observação: Substitua `URL_da_imagem` pelo link correto das imagens que deseja incluir na notícia.