Como remover seguidores inativos no Instagram

Como excluir seguidores fantasmas no Instagram

“`html

Entenda como lidar com seguidores indesejados no Instagram

Certamente, você já encontrou solicitações de amizade incomuns em sua conta do Instagram. Perceber perfis que não têm fotos, nomes compostos por combinações aleatórias de letras e números, páginas de apostas, ou até mesmo contas que contêm conteúdo para adultos são situações comuns que muitos usuários enfrentam.

Esses seguidores muitas vezes são perfis falsos ou robôs criados em larga escala com a finalidade de aplicar golpes. Além de dificultar a navegação dentro da plataforma, eles podem afetar negativamente o alcance das suas publicações e manchar a reputação do seu perfil.

Diante disso, o Instagram implementou uma ferramenta que possui a capacidade de identificar contas que apresentam comportamentos suspeitos, permitindo que você as analise e decida removê-las. A seguir, veja como fazer uso dessa funcionalidade.

Como excluir seguidores fantasmas no Instagram
Crédito: Shutterstock (divulgação)

Razões para eliminar seguidores fantasmas no Instagram

Essas contas, na maioria das vezes, são robôs, propagandas ou perfis que não se comportam como usuários reais, ou seja, não interagem de forma genuína. Isso pode afetar de maneira negativa o engajamento das suas postagens, causando uma experiência desagradável dentro da rede social.

Para contas de negócios, a presença de seguidores fantasmas pode comprometer a credibilidade e a imagem da própria conta, além de influenciar nas métricas de engajamento e desempenho, prejudicando a estratégia digital aplicada.

Excluir seguidores fantasmas no Instagram
Crédito: Shutterstock (divulgação)

Saiba mais:

Passo a passo para excluir seguidores fantasmas no Instagram

Essa funcionalidade encontra-se disponível somente no aplicativo do Instagram e não pode ser acessada por meio de um navegador de desktop. Além disso, nem todos os usuários têm acesso a essa ferramenta, que pode ser liberada com base em critérios, como a quantidade de seguidores ou outros fatores ainda sem clareza divulgada pela plataforma.

  1. Acesse o seu perfil

    Inicie o aplicativo do Instagram e vá até o seu perfil. Em seguida, clique na lista de seguidores para acessar as opções.

  2. Sinalizar para análise

    Na página dedicada aos seus seguidores, verifique se há uma opção intitulada “Sinalizados para análise” no topo da tela. Se essa funcionalidade estiver disponível para você, clique nesta opção.

    Como sinalizar contas para análise

  3. Análise e exclusão

    Na nova tela, você verá os perfis que o Instagram diferenciou como spam, irrelevantes ou com comportamentos estranhos. Faça uma revisão nas contas exibidas e exclua aquelas que você considerar inadequadas. Existe ainda a opção de remover todas de uma vez através da funcionalidade disponível no topo da tela.

    Análise de contas no Instagram

  4. Contas sinalizadas

    Outra funcionalidade disponível é a pasta Sinalizados. Mesmo que sua conta seja pública, perfis que apresentem comportamentos suspeitos podem ser adicionados a essa categoria aguardando aprovação. Para revisar essas solicitações, siga os passos:
    Acesse seu perfil.
    Clique em Seguidores e vá para a pasta Sinalizados.
    Você poderá aprovar ou eliminar solicitações de forma individual, ou utilizar a opção Excluir todas.

    Conta sinalizada no Instagram

Importante: As solicitações que estiverem na categoria “Sinalizadas” e não forem aprovadas em um período de 30 dias serão negadas automaticamente.

Como desativar a filtragem automática de contas sinalizadas

Caso queira desativar a filtragem automática das solicitações de seguidores, siga estas instruções:

  1. Abra o aplicativo do Instagram e vá ao seu perfil.
  2. Clique em Seguidores e encontre a opção Sinalizar para análise.
  3. Desative o botão correspondente.

A configuração pode ser reativada a qualquer momento, quando você achar necessário.

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]