“`html
Maricá Celebra a 10ª Edição do Prêmio Mulher Cidadã Maricaense Heloneida Studart
Iniciativa já homenageou 170 mulheres ao longo de uma década
A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres, realizou nesta segunda-feira (25/11) a 10ª edição do Prêmio Mulher Cidadã Maricaense Heloneida Studart, que aconteceu no Museu Casa de Darcy Ribeiro, situado em Cordeirinho. Este prêmio é uma homenagem às lutas das mulheres pela busca de direitos e igualdade de gênero, e nesta edição, 21 mulheres foram homenageadas, entre elas, a sambista Leci Brandão, conhecida por sua militância nos Movimentos Negro e LGBTQIA+. Ao longo de seus dez anos de existência, o prêmio já reconheceu 170 mulheres, incluindo figuras proeminentes da política e da cultura, assim como anônimas e vítimas de violência.
O Prêmio Mulher Cidadã Maricaense Heloneida Studart, em sua décima edição, representa uma importante forma de reconhecimento às mulheres que se destacam por suas contribuições e ações significativas para a sociedade de Maricá.
“Este prêmio é vital para celebrar e reconhecer o papel fundamental das mulheres em Maricá. É um momento repleto de emoção e gratidão, que nos remete a histórias que nos motivam e inspiram, incluindo relatos dolorosos de feminicídio, mas que também nos impulsionam a buscar justiça. Discutir esse prêmio é celebrar a gratidão, relembrar as trajetórias das nossas ancestrais – tanto negras quanto não negras – que lutaram lado a lado para que estivéssemos aqui hoje, celebrando nossas conquistas e a sororidade. Agradeço a todos os parceiros e apoiadores”, declarou a secretária Luciana Piredda.
Criado com o intuito de reconhecer o trabalho e a dedicação de mulheres que impactam de maneira positiva a comunidade local, o prêmio é uma celebração daquelas que promovem melhorias e representatividade em várias áreas. A edição de 2024 marcará uma década desta iniciativa que homenageia Heloneida Studart, uma ativista e defensora dos direitos das mulheres, cujo legado é eternamente lembrado a cada nova cerimônia. O prêmio não apenas destaca as mulheres que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da cidade, mas também visa inspirar outras a se envolverem em causas sociais.
Uma das homenageadas, Hildete Pereira de Melo, expressou sua honra em ver cinco mulheres eleitas na cidade. “É uma alegria imensa ter tanta representação feminina em uma cidade. Estou muito honrada com este prêmio”, comentou.
Vanessa Andrade, outra premiada, também deixou sua mensagem de gratidão. “Precisamos dar visibilidade e oportunidades às mulheres poderosas da nossa cidade. Sou muito grata por essa homenagem”, disse a escritora e educadora.
O evento incluiu a exibição de um curta-metragem que retratou a história do Prêmio Mulher Cidadã Heloneida Studart. Além de vídeos de mulheres envolvidas em movimentos sociais, houve a cerimônia de premiação e um coquetel de encerramento, que contou com a apresentação musical da cantora Jô Borges.
Maria Regina da Silva, carinhosamente chamada de Xuxa, também foi uma das premiadas deste ano e expressou a emoção de ser escolhida. “Agradeço a todas as mulheres presentes, à minha família e a todos. Sinto muito orgulho de trabalhar na varrição, pois existem mulheres representando todos os setores. É importante que tenhamos amor por todos”, comentou.
Entre as demais homenageadas estavam Marta Magge, Gislaine Fainer, Jacineide Soares, Cristiane Pires, Maria Aparecida da Silva, Rita Rocha, Christiane de Lima, Kelly Bernardos, Taísse Costa, Thainá Vila, Letícia Flor, Luciene Mourão, Yolimar Simona, Carolina Potiguara, Victoria da Conceição, além de uma homenagem póstuma a Hildézia Medeiros.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos
“`