Protestos em Cabo Frio: Servidores Demandam Pagamento de Salários Atrasados
Na manhã desta segunda-feira, servidores públicos de Cabo Frio realizaram uma manifestação no Centro da cidade em resposta ao atraso nos pagamentos salariais e outras irregularidades administrativas. A concentração inicial ocorreu em frente à Prefeitura e, posteriormente, o grupo seguiu pela Avenida Nossa Senhora da Assunção, culminando na Ponte Feliciano Sodré, onde bloquearam parcialmente o trânsito.
Os servidores exigiram a regularização dos salários, destacando que muitos deles ainda não receberam os pagamentos de outubro. Embora a Secretaria de Fazenda tenha comunicado que os salários de alguns contratados começariam a ser pagos, a situação como um todo permanece insatisfatória.
Esse ato, organizado pela Frente Popular em Defesa do SUS, contou com o apoio de várias associações, incluindo o Sepe Lagos, que representa os trabalhadores da educação. Esta manifestação faz parte de uma série de protestos que teve início na última sexta-feira, dia 15, com um encontro na Praça Porto Rocha, e efetivou-se também no domingo, dia 17, durante a Feira do Mercado Sebastião Lan.
Manifestantes Ocupam a Prefeitura em Busca de Respostas
Após a mobilização na ponte, os manifestantes tomaram o prédio da Prefeitura, onde exigiram uma posição oficial em relação à regularização dos pagamentos atrasados. A decisão de ocupar a sede do governo foi motivada pela ineficácia da administração municipal em cumprir a promessa de dar uma resposta concreta em um prazo de trinta minutos.
“Fomos informados de que teríamos uma resposta em 30 minutos, mas isso não ocorreu. Por isso, voltamos ao prédio da Prefeitura para reivindicar uma solução”, ressaltou uma das coordenadoras da Frente Popular em Defesa do SUS. “Estamos no local aguardando uma resposta oficial, porque todos que aqui estamos trabalharam em outubro e até agora não recebemos nenhum pagamento.”
Na semana anterior, o município havia garantido que os pagamentos pendentes seriam feitos nos dias subsequentes, assim que houvesse o repasse dos recursos necessários. Porém, os servidores afirmam que a situação ainda é crítica e pedem à população que se una às mobilizações, a fim de pressionar por uma solução definitiva para a irregularidade no pagamento.
O SindSaúde se reuniu com a Secretaria de Saúde e publicou um comunicado a respeito da situação. A íntegra do comunicado foi disponibilizada para os interessados obterem mais informações sobre a luta dos servidores.
A pesquisa feita pelo RC24h junto à Prefeitura de Cabo Frio ainda aguarda um posicionamento oficial sobre os eventos e as reivindicações feitas pelos servidores durante as manifestações.
Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos