Batata-doce: as variações de cores e sabores dessa hortaliça

Batata-doce

“`html

Biodiversidade Alimentar e a Batata-Doce no Brasil

Batata-doce de diferentes variedades
Foto: Gislene Alencar

A diversidade alimentar está presente globalmente, mas apenas uma pequena fração, cerca de 1,3% da população do Brasil, tem realmente acesso a uma dieta rica em biodiversidade. Um exemplo ilustrativo é a batata-doce, que apresenta polpas de diversas cores empregadas em diferentes modos de preparo. Entretanto, muitas pessoas estão familiarizadas apenas com as versões de polpa branca e creme. Para esclarecer dúvidas sobre essas variações, foi elaborado um folder pela Embrapa Hortaliças.

Elaborado pelas especialistas da área, esse material é intitulado “Hortaliça não é só salada. Batata-doce: escolha a sua cor” e pode ser acessado aqui.

Diversas variedades de batata-doce
Foto: Louis Hansel | Unsplash

Cores da Batata-Doce e suas Características

Além das variantes de polpa branca e creme, a batata-doce pode contar com polpas em tons de laranja e roxo, sendo que, em algumas variedades, podem ocorrer combinações, como polpa laranja ou branca com manchas roxas. Essa diversidade de cores é atribuída a pigmentos que estão presentes na natureza.

A batata-doce branca se caracteriza pelo elevado teor de amido, comum a todas as variedades, não importando a pigmentação da polpa. Em contrapartida, a polpa laranja é rica em carotenoides, substâncias que se encontram em quantidades menores nas batatas com polpa creme, assim como em outros vegetais, como cenouras e abóboras. Já a coloração roxa deve-se às antocianinas, compostos bioativos que também conferem a coloração a alimentos como berinjelas, amoras e açaí.

Particularidades das Variedades de Batata-Doce

Todo tipo de batata-doce pode ser consumido de maneiras variadas, como assado, cozido ou frito, embora haja diferenças nas características gustativas. Algumas variedades têm um sabor mais adocicado e variam entre consistências mais secas ou mais “aguadas”, além de serem mais ou menos fibrosas e macias ou firmes após o cozimento, o que pode impactar a escolha do tipo dependendo do prato a ser preparado.

Por exemplo, a batata-doce Coquinho, que possui polpa branca, tende a ser mais doce em comparação à variedade Canadense, que tem polpa crema. Ambas as opções com polpa laranja, a Beauregard, desenvolvida nos EUA, e a CIP BRS Nuti, desenvolvida no Brasil, demonstram diferenças em textura, com a Nuti apresentando uma consistência mais seca, enquanto a Beauregard é mais úmida.

Variantes coloridas de batata-doce

No que diz respeito aos nutrientes presentes em cada tipo, as pesquisadoras alertam que não se deve focar apenas em nutrientes isoladamente.

“O nível de proteínas, o conteúdo de vitamina B ou de ferro é apenas uma fração do que elucida a ligação entre alimentação e saúde. É tão relevante quanto a proporção de nutrientes específicos a combinação desses Nutrientes com outros compostos que estão presentes no alimento”, explicam as pesquisadoras. Para ilustrar, o folder destaca que, exceto em situações diagnosticadas clinicamente, é mais benéfico consumir cenouras e leite do que a ingestão de suplementos de vitamina A.

O melhor caminho sugerido por essas profissionais é a consulta ao Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde há uma década (mas já atualizado), que serve como uma fonte rica em informações e recomendações sobre alimentação e nutrição, visando à sociedade.

Promover a diversidade em nossa dieta é uma abordagem que pode contribuir para um estilo de vida tanto mais saudável quanto mais sustentável. Acompanhe as publicações da seção de alimentação do CicloVivo para se manter atualizado com receitas e novidades sobre o universo alimentar.


Campanha de financiamento do CicloVivo
Veja nossa campanha aqui: benfeitoria.com/projeto/ciclovivo

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]