Educação infantil cria espaço com cobertura verde ondulada

telhado ondulado

“`html

Uma nova abordagem na arquitetura escolar na Índia

telhado ondulado da pré-escola Cocoon na Índia
Foto: Vinay Panjwani

A comparação entre imagens de ambientes educacionais, questionando se são escolas ou prisões, é uma questão recorrente. Muitas instituições voltadas para o ensino infantil ainda apresentam características que criam uma atmosfera hostil, como grades e barreiras. No entanto, a realidade é um pouco mais animadora quando se trata da educação pré-escolar, que costuma contar com áreas mais vibrantes e coloridas. Para o projeto da Cocoon, uma extensão pré-escolar da Bloomingdale International School em Andhra Pradesh, na Índia, o estúdio de design Andblack decidiu inovar ao criar um espaço que promove a conexão, a criatividade e a interação entre as crianças.

Diferente das salas de aula convencionais, que geralmente estão dispostas lado a lado, a Cocoon foi projetada para ser um ambiente visualmente fluido e espacialmente integrado, permitindo que as crianças se movimentem livremente. O design arquitetônico da escola já existente, a Bloomingdale International School, foi uma fonte de inspiração, já que também se afasta das normas tradicionais, proporcionando espaços interconectados e dinâmicos.

telhado ondulado da Cocoon na Índia
Foto: Vinay Panjwani

Embora o projeto não seja formalmente classificado como sustentável, apresenta várias características interessantes, incluindo o uso estratégico de painéis de vidro e clarabóias que fazem com que a paisagem ao redor se torne parte integrante do ambiente interno.

telhado ondulado da Cocoon
Foto: Vinay Panjwani

O destaque arquitetônico do projeto é inegavelmente o telhado ondulado coberto de grama. Essa forma sinuosa foi concebida utilizando ferramentas digitais avançadas. O estúdio responsável declarou que a construção foi realizada dentro de um orçamento restrito, aplicando métodos de construção eficientes que fazem uso dos recursos e tecnologias disponíveis na região.

telhado ondulado da Cocoon
Foto: Vinay Panjwani

A abordagem utilizada se insere na “arquitetura paramétrica”, conceito que descreve o design arquitetônico baseado em parâmetros previamente definidos, empregando tecnologia digital e algoritmos para criar novas formas. Essa abordagem resulta em espaços que são fluidos e não lineares, favorecendo a criatividade e o jogo.

telhado ondulado da pré-escola Cocoon com vista interna
Foto: Vinay Panjwani

Segundo Jwalant Mahadevwala, fundador do estúdio, “A arquitetura paramétrica nos permite criar espaços que desempenham um papel ativo na estimulação da criatividade e da brincadeira, enquanto aspetos estruturais engenhosos, como o telhado ondulado e a perfeita integração dos espaços, desfocam a linha entre as áreas de aprendizado e de recreação.” A “Cocoon Pre-primary Extension” foi reconhecida na categoria de projeto educacional no Prêmio Dezeen 2024.

telhado ondulado da Cocoon
Foto: Vinay Panjwani

Com uma área de mais de 370 metros quadrados, a pré-escola está localizada ao lado do edifício da escola já existente. Entre os dois edifícios, um pátio rebaixado conecta os espaços, seguindo a topografia local e subindo como uma colina até a nova extensão. O design desafia as convenções sobre o que uma escola deve ser, unindo a construção, a paisagem e os interiores em uma única unidade por meio de uma organização espacial inovadora, recursos modernos e materiais sólidos.

foto da estrutura da pré-escola
Foto: Vinay Panjwani

O núcleo estrutural do telhado foi erguido no local utilizando componentes pré-fabricados e técnicas inovadoras de construção, que consistiam em direcionar placas de junção exclusivas em cada interseção de seções ocas circulares, aplicadas conforme os eixos X e Y. Para alcançar a curvatura desejada, a altura das junções foi variada. A estrutura do telhado foi criada com uma base metálica coberta com uma fina camada de ferrocimento.

telhado ondulado da Cocoon
Foto: Vinay Panjwani

Ao contemplar a estrutura de dentro para fora, o efeito é acentuado pela luz natural, que se irradia através das clarabóias, ressaltando as curvas do telhado. O jogo de luz e sombra, que transita nas salas ao longo do dia, enriquece o design ao adicionar um elemento lúdico ao ambiente.

telhado ondulado da pré-escola Cocoon
Foto: Vinay Panjwani

De acordo com o estúdio de arquitetura, “a construção desta escola é singular em sua expressão estrutural, inovação de design e sua abordagem diferenciada, onde cada elemento foi minuciosamente pensado para transformar conceitos sobre espaços educacionais e deixar uma marca duradoura nos usuários.”

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]