“`html
4ª Temporada do Festival Literário Energia para Ler acontece em Saquarema
Saquarema, reconhecida como a Capital Nacional do Surf, será o cenário da 4ª Temporada do Festival Literário Energia para Ler, programado para os dias 23 a 25 de outubro. Este evento cultural promete agitar a cidade durante três dias, com uma variada grade de atividades que contempla teatro, música, apresentações voltadas ao público infantil, café literário e happy hour, tudo com o intuito de promover os talentos locais.
Nesta edição, a escritora e poetisa da cidade, Roseana Murray, foi escolhida como a grande homenageada do festival. Conhecida por sua vasta produção literária, que inclui mais de 100 obras dirigidas ao público mirim, Murray é uma figura admirada pela relevância que sua literatura possui no Brasil. Durante a divulgação do evento, o produtor Rodrigo Lobo enfatizou: “Queremos celebrar a força e o talento de Roseana, que, mesmo enfrentando desafios, consegue transformar sua dor em arte. Seu recente livro, intitulado O Braço Mágico, é um exemplo claro desse poder de ressignificação.”
Com sua chegada a Saquarema, o Energia para Ler se consagra como a sétima cidade a receber essa temporada, apresentando um leque diversificado de atividades que busca atrair públicos de todas as idades. Além das atrações culturais, o festival promoverá a entrega de kits literários para alunos e professores. Os participantes do concurso literário “Luzes da Cidade” também terão a oportunidade de disputar prêmios, como bicicletas, tablets e celulares.
O produtor do evento, Flávio Valadares, assegura que: “O festival não apenas valoriza os talentos da região, mas também incentiva a educação e o amor pela leitura. Estamos movendo a cultura e o conhecimento onde passamos, e em Saquarema, não será diferente.”
A programação inclui a participação de artistas locais, como Angelina Gratidão, uma contadora de histórias, o coral Elos da E.M. Paulo Luiz Barroso Oliveira, e o grupo de teatro Casa do Nó. O público também poderá se deliciar com apresentações de jazz, dança e música, destacando-se o cantor Tobé, que irá animar o happy hour com sua performance.
Um dos pontos altos do festival será o Simpósio de Educação e Cultura, que reunirá diretores da rede pública de ensino para discutir práticas pedagógicas que incentivem o gosto pela leitura desde a infância. Valadares acrescenta: “Nosso objetivo é deixar um legado de reflexão sobre a educação local.”
O festival ainda oferecerá momentos interativos e educativos para as crianças, com espetáculos infantis apresentados pela Tia Letícia Prado, da Agitação Festas. Apresentações como “O Casamento da Dona Baratinha” e “O Circo Chegou” são esperadas para encantar o público infantil, promovendo a imaginação e o amor pelas artes desde cedo.
“As crianças vão adorar nossas apresentações! São interativas e elaboradas para desenvolver várias habilidades, incluindo a imaginação e, acima de tudo, o amor pelas artes. Também teremos diversos momentos de brincadeira e animação, sempre com o intuito de reavivar a vivência infantil,” afirma Letícia.
Para complementar a experiência do evento, haverá espaços como a biblioteca “Eu Amo Ler”, com um acervo de mais de 5 mil títulos, uma área gourmet para os visitantes e a “Bebeteca”, que será dedicada a crianças com menos de 3 anos, tudo pensado para acolher famílias inteiras. O Energia para Ler é uma iniciativa da Motivos Produções, com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura, e da Enel.
Nos últimos três anos, o festival passou por 25 municípios do estado. Em 2024, além de Saquarema, o evento já esteve em Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu, e Rio das Ostras. Também estão programadas visitas a Armação dos Búzios, de 30 de outubro a 1º de novembro, e a Silva Jardim, de 6 a 8 de novembro. Para os interessados, a programação completa está disponível no site www.energiaparaler.com.br.
O festival Literário Energia para Ler em Saquarema ocorrerá nos dias 23 a 25 de outubro, das 8h às 18h, na Praça Oscar Macedo Soares. A entrada é gratuita, permitindo que todos possam aproveitar este rico evento cultural e literário.
“`