Comunidade quilombola de São Pedro da Aldeia participa de oficina de vídeo

spot_img

“`html

Projeto “Rua Cine Arte” Ensina Produção de Cinema em Comunidade Quilombola

O projeto “Rua Cine Arte” tem como finalidade proporcionar a aprendizagem na produção de cinema e audiovisual, abrangendo desde a fase de pré-produção até a finalização de um filme. Os participantes têm a oportunidade de conhecer, na teoria e na prática, aspectos como roteiro, captação de imagens e edição. A primeira oficina acontece na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, localizada na comunidade quilombola de Botafogo, em .

As aulas ocorreram ao longo da semana de 16 a 20 de setembro, focadas nos alunos do 5º ano do ensino fundamental. As crianças receberam um kit contendo mochila, copo e materiais gráficos, e durante esse período, participaram de dinâmicas práticas e teóricas conduzidas por uma equipe de cineastas, roteiristas e editores de imagem, capacitando-as em todas as fases de realização de um vídeo, desde a elaboração do roteiro até a edição final.

Ao término do curso, os alunos tiveram a oportunidade de criar seus próprios filmes, baseados em roteiros que desenvolveram, os quais podem ser visualizados no Instagram do projeto.

A diretora da escola, Joyce Ribeiro, expressou sua satisfação: “Estamos muito felizes por nossa escola ser contemplada com esse projeto. Ver a alegria dos alunos e o entusiasmo deles ao participar das oficinas para aprender a produzir vídeos foi muito gratificante.”

A coordenação da oficina fica a cargo da jornalista e roteirista Alexandra de Oliveira e do repórter cinematográfico e fotógrafo Marcelo Velloso, sócios da Ponto Final Soluções em Vídeos Ltda. A empresa foi selecionada pelo Edital de Apoio aos Espaços do Audiovisual, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Cultura e a Lei Paulo Gustavo.

“Estamos utilizando equipamentos profissionais de áudio e vídeo nas oficinas, mas também oferecemos a alternativa de criar conteúdos com celulares e softwares gratuitos, considerando que hoje em dia a maioria das pessoas possui um celular. O nosso objetivo é que os participantes terminem a oficina com habilidades para transformar uma narrativa em formato de vídeo,” comentou a coordenadora do projeto, Alexandra de Oliveira.

Além da oficina realizada na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, outras duas instituições de ensino também serão contempladas: o Colégio Municipal Rui Barbosa, com início das atividades agendado para o dia 4 de outubro, e a própria comunidade Quilombola de Maria Joaquina.

As oficinas de audiovisual fazem parte do projeto Rua Cine Arte, que busca transformar espaços públicos em locais de experiências cinematográficas para a comunidade local. Anteriormente, o projeto já havia promovido exibições de cinema ao ar livre, utilizando telões em LED nas comunidades Quilombolas de Cabo Frio.

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]