Saquarema: Capoeiristas de Niterói prometem arrasar no Rock in Rio

Capoeiristas de Niterói prometem dar show no Rock in Rio | Enfoco

“`html

Capoeira Inclusiva Marcará Presença no Rock in Rio


Roda de capoeira inclusiva terá muito berimbau, atabaque, pandeiro e palmas
| Foto: Divulgação

No próximo sábado (21), o emblemático festival Rock in Rio receberá uma celebração da inclusão. O Instituto Gingas, uma entidade que promove a capoeira acessível e que surgiu em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi convidado pela organização do evento para se apresentar na Cidade do Rock, mais especificamente na área destinada à pluralidade, situada em frente ao Palco Mundo.

Durante o evento, os alunos do projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família farão uma exibição de capoeira entre as 18h e 18h20. O espaço de pluralidade se propõe a celebrar a diversidade e a inclusão no maior festival de música e entretenimento do mundo.



O espaço pluralidade trata da diversidade e inclusão
| Foto: Divulgação

O idealizador do Instituto Gingas, David Bassous, conhecido na comunidade como Mestre Bujão, recordou sua participação na primeira edição do Rock in Rio. Ele expressou sua alegria ao ver novos talentos do projeto se apresentando. “Após 40 anos, é gratificante ver que os jovens do Instituto estão hoje expostos, representando não apenas a capoeira, mas também a rica cultura brasileira e a luta pela acessibilidade. Sentimos que conseguimos propagar a ideia de inclusão por meio da arte e da educação”, destacou.

Grupo de capoeira conhece o espaço do evento

Grupo já conheceu o espaço e aprovou a iniciativa
| Foto: Divulgação

No último dia 11, o grupo participou de um evento de teste, no qual tiveram a oportunidade de conhecer o espaço destinado às apresentações e aprovar a iniciativa. A professora Karoll Maia enfatizou a importância do teste para os alunos. “Estamos radiantes com o convite para participar de um festival tão grandioso como o Rock in Rio. Fiquei impressionada com a atenção e a organização voltadas a receber pessoas com deficiências. O envolvimento do Din Down Down na Cidade do Rock é o resultado de um esforço coletivo para construir um mundo mais acessível e inclusivo”, comentou a coordenadora do Instituto Gingas.

O Instituto Gingas é um ponto cultural que atua na promoção de acessibilidade e inclusão por meio da arte, colaborando com outros pontos culturais. Essa organização da sociedade civil foi fundada em 2003 por Mestre Bujão e tem como foco realizar ações que favoreçam a inclusão e acessibilidade através da capoeira, cultura e educação.

O projeto Din Down Down: Construindo Laços com a Família conta com o apoio da Enel Distribuição Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC/RJ), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Também recebe o suporte da APAE/Niterói e das Secretarias Municipais de Educação de Niterói, e Cachoeiras de Macacu.

Fonte: Guia Região dos Lagos

“`

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]